CTP lamenta que o Governo inclua Alcochete entre as alternativas para o aeroporto de Lisboa

03-03-2021 (16h49)

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) manifestou-se hoje contra a inclusão de Alcochete entre as alternativas propostas pelo Governo para o aeroporto de Lisboa, na sequência do ‘chumbo’ do Montijo pela ANAC.

Em comunicado, a CTP “lamenta que, no âmbito da decisão da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) de indeferir o pedido de apreciação prévia de viabilidade da construção do aeroporto complementar no Montijo devido ao parecer desfavorável de duas autarquias, o Governo pondere a possibilidade de recuperar outras opções de localização que foram amplamente discutidas e abandonadas, como é o caso de Alcochete”.

“Não podemos aceitar mais um adiamento, temos de avançar para a solução que melhor responde em termos de custos, competitividade e rapidez a um problema que se arrasta há mais de cinco décadas”, afirmou Francisco Calheiros, presidente da CTP, citado no comunicado.

Francisco Calheiros considera que “a recuperação económica do país depende do aumento da nossa capacidade aeroportuária”. E questiona: “Quantas mais avaliações e estudos vamos precisar para tomar uma decisão sobre uma obra essencial que o próprio Governo considera de interesse nacional e estratégico?”.

O Governo anunciou ontem que vai estudar três alternativas para a construção de um novo aeroporto para a região de Lisboa e que vai mudar a lei para impedir que as autarquias possam vetar a sua construção.

As três alternativas anunciadas pelo Governo são o aeroporto Humberto Delgado como principal infra-estrutura e o Montijo como complementar; o Montijo com plano para se tornar aeroporto principal e o aeroporto Humberto Delgado como complementar; e, por último, a construção de um novo aeroporto internacional de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete.

Ver também:

Governo estuda alternativas para o aeroporto de Lisboa depois do chumbo da ANAC ao Montijo

 

Clique para ver mais: CTP

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

MSC Cruzeiros lança novos itinerários para este Verão na Europa com pelo menos dez navios

16-04-2021 (17h02)

A MSC Cruzeiros divulgou para o mercado novos itinerários para viajar no Mediterrâneo e no Norte da Europa este Verão, com pelo menos dez navios, incluindo o seu novo MSC Virtuosa, que fará viagens a começar e a terminar em Lisboa a partir de Setembro.

PRR tem 7.700 milhões de euros para apoios directos e indirectos às empresas

16-04-2021 (16h27)

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) terá 7.700 milhões de euros de apoios dedicados às empresas, de acordo com o Programa de Estabilidade (PE) aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros e entregue à Assembleia da República (AR).

Governo prevê injectar este ano mais 970 milhões de euros na TAP

16-04-2021 (16h24)

O Governo prevê injectar 970 milhões de euros na TAP este ano, uma medida classificada como temporária e cujo efeito nas contas públicas é revertido em 2022 e 2023, de acordo com o Programa de Estabilidade (PE) hoje conhecido.

Bruxelas contesta quarentena imposta por Dublin a cinco países da UE

16-04-2021 (16h16)

A Comissão Europeia contestou hoje junto das autoridades da Irlanda a quarentena obrigatória em hotel que está a ser imposta por Dublin a viajantes de vários países devido à covid-19, incluindo a cinco Estados-membros da União Europeia (UE).

Agências de viagens portuguesas atingem máximo de vendas de voos em BSP durante a pandemia

16-04-2021 (15h47)

As vendas de voos regulares pelas agências de viagens IATA portuguesas ascenderam em Março a 13,5 milhões de euros, que é um máximo em tempos de pandemia.

Opinião e Análise