Cerca de 100 detenções e 194 agentes feridos nas manifestações na Catalunha

17-10-2019 (14h14)

Perto de uma centena de pessoas detidas e 194 agentes da polícia feridos é o balanço oficial desde o início dos protestos na Catalunha contra a sentença que condenou 12 dirigentes independentistas catalães.

O ministro interino do Interior, Fernando Grande-Marlaska, garantiu que não haverá impunidade contra os criminosos que têm provocado distúrbios nas manifestações de protesto na Catalunha e insistiu que os incidentes devem-se a pessoas ligadas a movimentos organizados que querem alterar a ordem pública.

O ministro referiu que foram feitas 97 detenções, desde o início dos protestos, e que 194 agentes dos Mossos d’Esquadra e da Polícia nacional ficaram feridos, alguns com gravidade, durante as manifestações.

Entre a cerca de centena de detenções efectuadas conta-se a de cerca de 20 jovens, em Vitoria, acusados de cortar os trilhos de caminho de ferro, no final de uma manifestação convocada por uma organização juvenil independentista.

O Governo espanhol estima em 627 mil euros os prejuízos em material urbano já causados pelos distúrbios nas ruas e praças de várias cidades catalãs.

A estes prejuízos acrescem danos de paralisações em alguns setores económicos, como o que afectará a fabricante automóvel Seat, que concordou com uma paragem técnica de produção na fábrica de Martorell, em Barcelona, que decorrerá durante a tarde de hoje e todo o dia de sexta-feira.

Para conter os danos e assegurar a ordem pública, a Polícia Nacional de Espanha transferiu hoje um pequeno veículo blindado para Barcelona, para ser usado na dispersão de manifestações mais violentas, segundo as autoridades.

O tanque permite o lançamento de jactos de água de elevada pressão contra os manifestantes e equipamento semelhante já foi usado, na quarta-feira, na concentração organizada pelos Comités de Defesa da República, no centro de Barcelona.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Espanha

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

CEO da TUI elogia “clareza” de Espanha sobre reabertura ao turismo

26-05-2020 (10h47)

O CEO da TUI, maior grupo turístico europeu, elogiou a “clareza” de Espanha sobre o início da temporada de férias, por garantir a “milhões de turistas” que podem fazer férias no país.

TAP adia para o ano o início dos voos Lisboa – Santiago de Compostela

20-05-2020 (15h32)

A rota de Santiago de Compostela, cujo começo esteve marcado para 5 de Junho foi inicialmente adiado para 1 de Julho e seguidamente para 25 de Outubro e, agora, para 28 de Março, início do chamado Verão IATA de 2021.

Air Nostrum retoma voos nas Baleares após financiamento de 130 milhões de euros

18-05-2020 (12h53)

A companhia aérea regional espanhola Air Nostrum retoma a 24 de Maio os voos entre ilhas nas Baleares, depois de ter obtido um financiamento de 130 milhões de euros com garantia pública.

Tráfego aéreo entre Espanha e Portugal reduzido a 26 passageiros em todo o mês de Abril

15-05-2020 (18h25)

O forte agravamento em Abril do impacto da pandemia de covid-19 na Europa e come especial ênfase em Espanha traduziu-se numa redução de 99,99% do número de passageiros em ligações aéreas entre Espanha e Portugal, com apenas 26 passageiros transportados, quando há um nao tinham sido 463,8 mil.

Aeroportos espanhóis tiveram este Abril menos de 1% dos passageiros de há um ano

15-05-2020 (17h34)

Os aeroportos de Espanha, que tem sido um dos países mais fortemente atingidos pela pandemia de covid-19, tiveram apenas 141 mil passageiros em Abril, o que significa apenas 0,6% do que tiveram no mês homólogo de 2019, em que tinham somado 23,3 milhões.

Opinião e Análise