Governo espanhol e Globalia escolhem ex-quadro da Iberia Express para CEO da Air Europa

10-02-2021 (11h15)

Foto: Air Europa
Foto: Air Europa

A holding espanhola de participações estatais SEPI e a Globalia concordaram esta semana em nomear Valentín Lago para liderar a Air Europa, um executivo experiente no sector da aviação com mais de dez anos ao serviço da Air Nostrum e da Iberia Express.

A notícia foi avançada hoje pelo diário espanhol “El País” que especifica que nomeação de Valentín Lago para o cargo de CEO da Air Europa aguarda ainda a sua designação pela Globalia como membro do Conselho de Administração em Assembleia Geral e que, posteriormente, este órgão o designe então CEO.

Valentín Lago é um executivo próximo de Luis Gallego, CEO do IAG, grupo ao qual a Air Europa se juntará após a sua compra pela Iberia (clique para ler: Iberia assina acordo para comprar a Air Europa por metade do preço inicial).

A SEPI entrou nas negociações com a Globalia para a nomeação de Valentín Lago depois de ter concedido um empréstimo de 475 milhões de euros ao Grupo de da família Hidalgo para resgatar a Air Europa.

Valentín Lago, segundo o “El País”, tem 48 anos, é engenheiro aeronáutico, doutorado em Economia e tem mais de 25 anos de experiência no sector da aviação.

O futuro CEO da Air Europa foi consultor na Indra por 10 anos até que, em 2002, foi nomeado director de Qualidade da Air Nostrum, onde trabalhou por mais de uma década. Em 2012 assumiu a direcção de Produção da Iberia Express, e em 2016 integrou a Vueling, que deixou em 2019 para fundar a Ideair Consulting, e está actualmente no sector alimentar, na Padesa.

Antes de nomear o CEO, a SEPI também já tinha nomeado para o Conselho de Administração da Air Europa Juan Bujía e José Ángel Partearroyo. A carreira de Bujía inclui ligações à Iberia e cinco anos no cargo de director-geral da Aviação Civil, enquanto Partearroyo integra a direcção da SEPI, sendo especializado em direito comercial e em fusões e aquisições.

A Globalia, por sua vez, nomeou Juan José Hidalgo como presidente, Miguel Ángel Jiménez como director financeiro e Ramiro Campos Gallego como director-geral de Assessoria Jurídica, que assumiu ainda as funções de secretário.

O “El País” recorda que além dos 475 milhões de euros da SEPI, a Air Europa recebeu anteriormente 140 milhões de euros em empréstimos garantidos pelo banco público ICO (Instituto de Crédito Oficial).

A SEPI decidiu dividir a empresa em três: Air Europa, Air Europa Holding e Air Express. Cada uma terá um conselho de cinco membros (três da Globalia e dois da SEPI).

Já a conclusão da aquisição da Air Europa pela Iberia está prevista ocorrer no segundo semestre deste ano, estando ainda sujeita a aprovação da Comissão Europeia (clique para ler: Iberia assina acordo para comprar a Air Europa por metade do preço inicial).

 

Clique para ver mais: Air Europa

Clique para ver mais: Iberia

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Quem é Quem

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Iberia vai testar aplicação de validação de testes em voos para os Estados Unidos

26-02-2021 (17h38)

A companha aérea Iberia vai testar a aplicação VeriFLY, que valida a documentação de passageiros relativa a testes à covid-19, nos voos de Espanha para Miami e Nova Iorque, até 23 de Abril.

Fronteiras com Espanha permanecem fechadas até 16 de Março

26-02-2021 (16h46)

O controlo de pessoas nas fronteiras entre Portugal e Espanha vai manter-se até 16 de Março devido à pandemia, e passam a existir mais dois pontos de passagem autorizada em Ponte da Barca e Vinhais.

W2M lança dois novos operadores turísticos para vender férias na praia e grandes viagens

25-02-2021 (17h54)

A W2M, do Grupo Iberostar, anunciou ao mercado espanhol dois novos operadores turísticos, designadamente o Newblue, para vender pacotes turísticos para as Caraíbas, Baleares e Canárias, e o Icárion, para vender grandes viagens.

Costa Cruzeiros anuncia produto para o mercado Ibérico

25-02-2021 (13h29)

A Costa Cruzeiros, subsidiária da Carnival Corporation, está a promover um novo produto para a região da Península Ibérica, com "mais gastronomia, novos horários adaptados a este estilo de vida e propostas de animação" em cruzeiros entre Junho e Setembro.

World2Fly adia começo das operações para o início do Verão

23-02-2021 (11h08)

A World2Fly, nova companhia aérea da World2Meet, do Grupo Iberostar, que tinha previsto começar a voar para de Lisboa e Madrid para as Caraíbas na Primavera, adiou o começo das suas operações para o início do Verão.

Ultimas Noticias

Opinião e Análise