Voos da América Latina asseguram quase metade do crescimento de tráfego do IAG até Setembro

O IAG, tradicionalmente líder no transporte aéreo de passageiros entre a Europa e a América do Norte, pela força da British Airways e do seu hub de Londres Heathrow, está a assentar o seu crescimento este ano principalmente nos voos de/para a América Latina, em que a sua companhia líder é a espanhola Iberia.
Estas tendências transparecem nos dados de tráfego do IAG publicados hoje, os quais mostram que 47,8% do seu crescimento de tráfego em RPK (do inglês para passageiros x quilómetros voados) foi gerado nas linhas da América Latina, que assim passaram de valer 16,3% para 18% do seu tráfego total, enquanto os sectores líderes reduziram o seu ‘peso’, de 27% para 26,1% no caso dos internacionais intra-europeus, nos quais a Vueling tem especial ‘peso’, e de 29,7% para 29,1% nas linhas da América do Norte, nas quais a líder é a British Airways.
Daí que a companhia britânica se mantenha líder no grupo,
‘valendo’ 54,2% do seu tráfego total nos primeiros nove meses deste ano, mas
menos que os 56,2% do período homólogo de 2018, enquanto a Iberia sobe de 21,3%
para 22,3%.
Nos primeiros nove meses deste ano o IAG teve um crescimento
do tráfego em 5,6% ou 11.563 milhões de RPK, 40,1% dos quais na Iberia, que
cresceu 10,6% ou 4.637 milhões de RPK, enquanto a British Airways ‘valeu’
18,6%, com um aumento em 1,9% ou 2.151 milhões de RPK.
A segunda maior contribuição para o crescimento do IAG nos
primeiros nove meses deste ano foi da Level, companhia leisure criada pelo
grupo para concorrer nos voos low cost de longo curso e que começou a voar de
Barcelona em 1 de Junho de 2017, com um aumento do tráfego em 109,3% ou 2.969
milhões de RPK, ou seja, 25,7% do crescimento do grupo.
A contribuição da Vueling foi em cerca de 10,4%, com um
aumento do tráfego em 4,8% ou 1.199 milhões de RPK, mas a Vueling, como
companhia de voos de curto e médio cursos, tem menos influência com a
ponderação pelas distâncias voadas, enquanto em número de passageiros
embarcados valeu 37,4% do aumento do grupo, com +6,2% ou mais 1,575 milhões,
para 27 milhões.
A Aer Lingus, que também opera voos de longo curso,
nomeadamente para a América do Norte, segmento em que tem algum ‘peso’,
contribuiu com 8,5% do crescimento do tráfego em RPK, ao registar um aumento em
5,5% ou 986 milhões de RPK.
Para ler mais clique:
IAG só cresce em Setembro em voos da América Latina e domésticos
Clique para mais notícias:
Clique para mais notícias:
Outras Notícias
Iberia assina acordo para comprar a Air Europa por metade do preço inicial
A Iberia, que em Novembro de 2019 anunciava a compra da Air Europa por mil milhões de euros, assinou um novo acordo para comprar a companhia aérea da Globalia por 500 milhões de euros, que pagará apenas em 2026.
Vendas de voos pelas agências de viagens IATA espanholas caíram 4.137 milhões de euros
As vendas de voos regulares pelas 3.930 agências de viagens espanholas que integram o BSP (do inglês para Billing and Settlement Plan), sistema da IATA para a regularização das vendas de voos pelas agências de viagens, caíram 4.137 milhões de euros em 2020.
Orbest e Evelop assinam acordo com o Sabre para distribuição e gestão operacional
As companhias aéreas Orbest e Evelop assinaram um acordo com o Sabre para vender os seus voos nos sistemas de reservas da tecnológica e para usar as suas soluções de gestão de inventário e de gestão operacional.
Globalia e Barceló criam holding para gerir fusão e apoio estatal
Os grupos Globalia e Barceló, em processo de fusão das suas divisões de viagens, criaram uma nova empresa chamada Ávoris Corporación Empresarial SL, que será a holding do novo grupo e que deverá receber até ao fim do mês o apoio estatal de 240 milhões de euros.
Lisboa concentrou 64,4% dos passageiros que voaram Espanha – Portugal em 2020
Lisboa reforçou em 2020 a liderança dos aeroportos portugueses em número de passageiros de voos entre Portugal e Espanha, ainda que tenha sofrido uma quebra em 73,2% ou 2,5 milhões.
Escrever comentário