Comissão Europeia propõe este mês passe digital para permitir retoma das viagens

01-03-2021 (16h03)

Foto: Helloquence / Unsplash
Foto: Helloquence / Unsplash

A Comissão Europeia vai propor este mês um “Digital Green Pass” com indicações de vacinação, teste negativo ou recuperação recente da covid-19 para que se possa retomar a mobilidade, “que muitos Estados esperam ocorra em toda a Europa antes de Maio”.

A decisão de propor aos Estados-membros este passe digital ainda em Março foi anunciada hoje pelo Comissário Europeu responsável pela área do Turismo, Thierry Breton, segundo um comunicado divulgado pelo Turismo de Portugal.

Thierry Breton falava hoje em Lisboa numa reunião de ministros de Turismo europeus organizada por Portugal, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, sob a liderança do ministro Pedro Siza Vieira e da secretária de Estado Rita Marques.

“Passes demonstrativos de vacinação ou imunidade e/ou testes negativos, o uso generalizado de testes rápidos à covid-19 e a abertura de fronteiras, não só entre Estados Membros, mas também com outros destinos, são algumas das medidas de implementação urgente com vista à recuperação da indústria turística” debatidas na reunião.

Segundo o comunicado, os ministros concluíram que “uma resposta europeia concertada será fundamental para a retoma desta atividade económica intersectorial, uma das mais afetadas pela pandemia, que impacta decisivamente o crescimento económico, o emprego e o desenvolvimento sustentável”.

A nota de imprensa sublinha a urgência de “retomar a livre circulação de pessoas e bens na União Europeia” e a necessidade dos “Estados Membros encontrem rapidamente uma solução comum e coordenada”.

Uma das soluções passa pela “criação de ferramentas digitais de informação de saúde, que permitam impulsionar e relançar as viagens seguras, com indicação de vacinação, teste negativo ou recuperação recente da infeção covid-19”, como “Digital Green Pass”.

Outra das recomendações da reunião “prende-se com o apoio financeiro, considerado crucial não só para preservar o setor, mas também para promover uma modernização de longo alcance, de modo a garantir a posição de liderança na Europa e no turismo a nível mundial nos próximos anos”.

Os Estados Membros, segundo o comunicado, “solicitaram à Comissão maior flexibilidade nos vários instrumentos financeiros de apoio ao setor, designadamente ao nível do quadro temporário de apoio”.

Sobre o futuro do sector os Estados Membros sinalizaram “o seu compromisso em definir de forma concertada uma Agenda 2030/2050 para o setor, manifestando a disponibilidade para reforçar a partilha de boas práticas e a cooperação, impulsionando a transição verde e digital do ecossistema do turismo e fortalecendo a sua competitividade, resiliência e sustentabilidade”.

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Europa

Clique para ver mais: Empresas&Negócios

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

MSC Cruzeiros lança novos itinerários para este Verão na Europa com pelo menos dez navios

16-04-2021 (17h02)

A MSC Cruzeiros divulgou para o mercado novos itinerários para viajar no Mediterrâneo e no Norte da Europa este Verão, com pelo menos dez navios, incluindo o seu novo MSC Virtuosa, que fará viagens a começar e a terminar em Lisboa a partir de Setembro.

Bruxelas contesta quarentena imposta por Dublin a cinco países da UE

16-04-2021 (16h16)

A Comissão Europeia contestou hoje junto das autoridades da Irlanda a quarentena obrigatória em hotel que está a ser imposta por Dublin a viajantes de vários países devido à covid-19, incluindo a cinco Estados-membros da União Europeia (UE).

Bruxelas aprova apoios de 150 milhões de euros para empresas dos Açores

16-04-2021 (15h40)

A Comissão Europeia deu hoje luz verde ao regime de apoios de 150 milhões de euros destinado a apoiar empresas na região dos Açores atingidas pela pandemia de covid-19, ao considerar a medida “necessária, apropriada e proporcional”.

Portugal passa a permitir voos do Brasil e Reino Unido para viagens essenciais

16-04-2021 (15h27)

O Governo português anunciou que os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido são permitidos a partir de hoje para viagens essenciais, mantendo-se as medidas restritivas do tráfego aéreo devido à pandemia de covid-19.

Alemanha põe Algarve e Açores na lista de zonas de risco de contágio de covid-19

16-04-2021 (15h08)

A Alemanha, segundo maior mercado em dormidas para o alojamento turístico em Portugal, colocou hoje o Algarve e os Açores na lista de zonas de risco de contágio da covid-19, o que signfica que os turistas alemães terão de cumprir uma quarentena de dez dias no seu regresso.

Opinião e Análise