Companhias aéreas terão que operar 50% dos slots na Europa este Verão para os manter

17-02-2021 (10h47)

Foto: Jordan Sanchez / Unsplash
Foto: Jordan Sanchez / Unsplash

A Comissão Europeia aprovou a flexibilização das regras de atribuição de slots para este Verão, tendo as companhias aéreas que operar pelo menos 50% dos slots para os manter na temporada seguinte, em vez dos 80% pré-pandemia.

Antes da pandemia de covid-19, a norma da UE ditava que as companhias aéreas tinham que utilizar pelo menos 80% das suas faixas horárias de descolagem e aterragem num determinado aeroporto para as manter na temporada seguinte.

Esta regra foi suspensa em Março do ano passado para colmatar os efeitos económicos da pandemia, permitindo às companhias aéreas evitar a operação de voos ‘fantasma’ para não perder lugar.

Para este Verão, a alteração às regras dita que as companhias aéreas estão obrigadas a usar pelo menos 50% dos slots “a fim de reter os direitos desses slots nos anos futuros”.

Contudo, “se as rotas forem afectadas por medidas adoptadas no contexto da covid-19, as companhias aéreas podem ser isentas desse limite de 50% sem perder seus direitos a esses slots”, indica um comunicado da Comissão Europeia.

Citada no comunicado, a comissária para os Transportes, Adina Vălean, afirmou que a alteração permite "ajustar melhor as regras dos slots à procura dos consumidores por viagens aéreas, fomenta a concorrência e estabelece o caminho para um regresso gradual às regras normais”.

“Espero que esta iniciativa incentive as companhias aéreas a fazer um uso eficiente da capacidade aeroportuária, o que acabará por beneficiar os consumidores da UE”, acrescentou Adina Vălean.

O comunicado acrescenta que as novas regras podem ser prolongadas até ao Verão de 2022 “se necessário” e podem ser adaptadas para uma obrigatoriedade de utilização entre 30% e 70% dos slots “dependendo da evolução dos volumes de tráfego aéreo”.

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Amadeus assina parceria com a Microsoft para “impulsionar a inovação”

26-02-2021 (15h28)

O Amadeus assinou um acordo com a Microsoft para usar a sua “tecnologia de cloud para inovar e explorar novos produtos e soluções e criar experiências de viagens mais fáceis no futuro”.

IAG assina com Amadeus para chegar às agências de viagens via NDC

26-02-2021 (13h54)

As companhias aéreas British Airways, Iberia, Aer Lingus e Vueling, que constituem o IAG, anunciaram hoje que vão ter os seus voos e serviços disponíveis para agências de viagens através de soluções NDC na Amadeus Travel Platform.

Certificado de vacinação europeu requer “pelo menos três meses de desenvolvimento técnico”

26-02-2021 (12h35)

A presidente da Comissão Europeia disse que os países da União Europeia vão ter de trabalhar rapidamente para criar um certificado de vacinação que funcione este Verão, e alertou que são precisos “pelo menos três meses de desenvolvimento técnico”.

Travelport anuncia nova plataforma que irá “reinventar o retalho de viagens”

25-02-2021 (17h27)

A Travelport, empresa a que pertence o Galileo, sistema global de reservas (GDS) mais utilizado pelas agências de viagens portuguesas, está a investir na “reconstrução completa” da sua plataforma para apresentar um novo marketplace quer irá “reinventar o retalho de viagens”.

França faz pleno da liderança de passageiros nos três maiores aeroportos portugueses

25-02-2021 (17h07)

França foi a primeira origem/destino de passageiros dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro no primeiro mês deste ano, destronando o Reino Unido no Algarve, onde os voos de/para as ilhas britânicas tiveram uma quebra em 96%, que é a maior de todos os aeroportos em Janeiro.

Ultimas Noticias

Opinião e Análise