Governo alemão adia decisão de levantar advertência para viagens na Europa

27-05-2020 (17h14)

Foto: Unsplash / AC Almelor
Foto: Unsplash / AC Almelor

O Governo alemão adiou até à próxima quarta-feira a decisão de retirar a sua recomendação contra viagens para o estrangeiro devido à pandemia do novo coronavírus, informou hoje o grupo mediático Redaktionsnetzwerk Deutschland (RND).

O debate sobre um plano para levantar a 15 de Junho a advertência relativa a 31 países europeus, previsto para hoje, foi adiado devido às críticas da União Social-Cristã (CSU) da Baviera, o partido irmão da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel.

A advertência geral, vigente desde meados de Março, deverá ser substituída por informações específicas sobre a situação em cada país ou região, que deverá incluir os parceiros da União Europeia e quatro outros países associados ao espaço Schegen – Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein -, segundo declarações do chefe da diplomacia, Heiko Maas.

Contra o planeado inicialmente, o tema já não faz parte da agenda do Conselho de Ministros de hoje, assinala o RND com base em fontes governamentais.
O chefe do Governo da Baviera e presidente da CSU, Markus Soder, acusou o ministro dos Negócios Estrangeiros de “agir sozinho” e exige que a coligação de Governo entre conservadores e social-democratas debata a questão a fundo.

O ministro do Interior, o social-cristão Horst Seehofer, também tinha expressado reservas.

A CSU receia que uma maior liberdade de movimento leve a uma nova vaga de infecções.

A Baviera é um dos estados federados mais afectados pela pandemia, com 46.458 casos, incluindo 2.404 mortos.

Segundo dados do Instituto Robert Koch, o número de infectados na Alemanha ascende a 179.364 (mais 362 casos nas últimas 24 horas) e o de mortos é de 8.349 (incluindo 47 de terça-feira para hoje). Já recuperaram 162.800 doentes, 800 dos quais nas últimas 24 horas.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Jet2.com programa 45 voos por semana de oito cidades britânicas para Faro em Agosto

14-07-2020 (16h42)

A low cost britânica Jet2.com, do Dart Group, de que fazem parte também o operador Jet2holidays tem programados 45 voos por semana de oito cidades britânicas para Faro, com preços desde 40 euros em Agosto, bem como outros oito para o Funchal, de sete origens no Reino Unido.

António Costa diz que Europa começa a perceber que os surtos de covid-19 em Portugal são localizados

14-07-2020 (16h16)

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou estar convicto de que os países da União Europeia começam "finalmente" a perceber que o aumento do número de casos de covid-19 em Portugal é muito localizado, assumindo que também tem sensibilizado os seus homólogos europeus.

Hungria interdita entrada no país a residentes em vários países

14-07-2020 (14h32)

A Hungria vai interditar na terça-feira o acesso a residentes em países africanos, na maior parte dos países asiáticos e em alguns estados europeus, entre medidas que afectam também Portugal, anunciou o Governo, invocando o agravamento mundial da pandemia.

Grécia reabre a voos do Reino Unido mas exige teste negativo à covid-19

13-07-2020 (13h48)

A Grécia vai reabrir os seus aeroportos a voos do Reino Unido a partir de quarta-feira, mas exigirá aos passageiros a apresentação de um teste negativo ao novo coronavírus realizado até três dias antes.

Solférias promove webinar sobre a Disneyland Paris amanhã

13-07-2020 (13h35)

O operador turístico Solférias promove amanhã, dia 14 de Julho, um webinar sobre a Disneyland Paris, que tem abertura prevista para esta quarta-feira, dia 15, com uma série de medidas para conter a propagação do novo coronavírus.

Opinião e Análise