Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens

07-05-2021 (23h27)

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de Maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps.

Portugal é uma das excepções dentro da Europa, juntamente com Israel e Gibraltar, enquanto a maioria vai ficar na lista “amarela”, sujeita a restrições mais apertadas, como Espanha, França e Grécia.

A proibição de viagens para o estrangeiro vai ser levantada a 17 de Maio, confirmou Shapps, a próxima etapa do plano de desconfinamento em curso.

“Fizemos um progresso enorme a combater a pandemia covid-19 no Reino Unido. Não chegámos ao fim, mas os sinais são muito positivos”, disse o ministro dos Transportes britânico.

Contudo, Grant Shapps disse que é necessário não colocar este sucesso em risco e que “a única via de saída da pandemia é cuidado e prudência”.

“Temos de ter a certeza que países com os quais restabelecemos ligação são seguros, que as taxas de infeção são baixas e taxas de vacinação baixas, e não estão a incubar variantes perigosas e têm vigilância em prática”, indicou.

Desde Janeiro que estão proibidas as viagens para o estrangeiro excepto em casos de força maior e com justificação válida, sendo as infrações penalizadas com multas de 5.000 libras (5.800 euros).

No primeiro ano da pandemia de covid-19, entre Março de 2020 e Fevereiro deste ano, o Reino Unido perdeu a liderança entre os maiores mercados em número de dormidas para o alojamento turístico em Portugal.

Os dados do INE mostram que o Reino Unido caiu de nº1 para nº3, com uma quebra de 86,5%, ficando com uma quota de 15,7% das dormidas. Um ano antes, era o prinicipal emissor, com 19% do total das dormidas de não residentes (clique para ler: Reino Unido perdeu a liderança entre os mercados emissores para Portugal num ano de pandemia).

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Reino Unido

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Bruxelas espera “reciprocidade” dos EUA nas viagens não essenciais

23-06-2021 (13h59)

A Comissão Europeia afirmou hoje esperar “reciprocidade” das autoridades norte-americanas no que se refere às viagens de cidadãos entre os dois blocos, após ter incluído os Estados Unidos na lista de países que podem entrar em território comunitário.

Ryanair anuncia nova rota Faro – Teesside para este Verão

23-06-2021 (13h13)

A Ryanair anunciou uma nova rota para este Verão entre Faro e Teesside, no Norte de Inglaterra, que se junta às novas ligações já anunciadas entre o Algarve e Belfast City e entre Lisboa e Colónia, confirmadas hoje em Lisboa por Michael O'Leary, CEO do Grupo.

UE e EUA trabalham "intensamente" para retomar viagens não essenciais

22-06-2021 (17h40)

A União Europeia e os Estados Unidos estão a “trabalhar intensamente” para “retomar a normalidade” na circulação de pessoas, tendo em vista a realização de viagens não essenciais, adiantou hoje o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Escócia também adia próxima etapa do desconfinamento para Julho

22-06-2021 (17h37)

A Escócia também decidiu adiar a próxima etapa do seu plano de desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou ontem 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19.

Turistas franceses garantiram 21,2% das receitas turísticas portuguesas no 1º quadrimestre

22-06-2021 (17h10)

Um em cada cinco euros de receitas turísticas portuguesas nos primeiros quatro meses deste ano tiveram origem em turistas residentes em França, concluiu o PressTUR a partir dos dados publicados hoje pelo Banco de Portugal.

Opinião e Análise