Grécia reabre aeroportos a voos do Reino Unido dia 15 de Julho

06-07-2020 (18h41)

Foto: Nils Nedel / Unsplash
Foto: Nils Nedel / Unsplash

A Grécia vai reabrir no dia 15 de Julho os seus aeroportos aos voos directos provenientes do Reino Unido, mas manterá ainda o encerramento à Suécia e à Sérvia.

O porta-voz do Governo, Stelios Petsas, anunciou em conferência de imprensa que a decisão foi tomada em cooperação com as autoridades britânicas e após a recomendação de peritos.

A Grécia tinha previamente interdito os voos do Reino Unido devido ao alastramento da pandemia neste país (para ler clique aqui). Os britânicos incluem-se entre os principais clientes da indústria turística grega, que garante cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB), uma contribuição decisiva para a economia do Estado helénico.

Stelios Petsas sublinhou que de momento não serão reabertos os aeroportos do país aos voos provenientes da Suécia, sem precisar uma data para o seu reinício.

Em paralelo, e perante um novo surto da pandemia na Sérvia, o Governo anunciou no Domingo o encerramento das suas fronteiras para todos os cidadãos desse país vizinho da região dos Balcãs a partir das 6h00 de hoje e até 15 de Julho.

Muitos turistas sérvios, que geralmente optam pelo Norte da Grécia como destino de férias, conseguiram entrar no país durante o fim-de-semana, mas após permanecerem muitas horas na fila que de formou no posto de Promahonas, na fronteira com a Bulgária.

A Grécia mantém encerradas as suas fronteiras com a Albânia e Macedónia do Norte. O único posto fronteiriço terrestre aberto é Promahonas, por onde estão obrigados a entrar todos os visitantes procedentes de outras regiões dos Balcãs.

A propagação da pandemia na Grécia prossegue a um ritmo de menos de 30 novos casos por dia, apesar da reabertura do país aos turistas desde 1 de Julho e o levantamento quase total das restrições.

Os surtos da pandemia são casuais e sobretudo localizados no Norte do país, estando controlados até ao momento.

Os dados oficiais indicam que até Domingo foram detetados 3.519 casos de covid-19, com 192 mortos.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Europa

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

França estima em mais de 30.000 milhões de euros as perdas imediatas no turismo

10-08-2020 (17h16)

O Governo francês admitiu hoje que a pandemia de covid-19 provocou perdas imediatas no setor do turismo de, pelo menos, 30.000 a 40.000 milhões de euros.

UE retira Marrocos da lista de países sem restrições de viagens devido à covid-19

08-08-2020 (09h07)

A União Europeia retirou Marrocos da lista de países isentos de restrições de viagens por causa de um recrudescimento de casos de infeções com covid-19, anunciou o Conselho, em comunicado.

Noruega desaconselha todas as viagens para o exterior devido a aumento de casos

07-08-2020 (18h25)

O Governo norueguês desaconselhou hoje quaisquer viagens para o estrangeiro, inclusive para os destinos de onde é possível regressar sem fazer uma quarentena, devido ao aumento de casos Covid-19 em todo o continente europeu.

Aeroportos europeus perderam perto de 1.000 milhões de passageiros até ao fim de Julho

07-08-2020 (13h04)

Julho foi mais um mês de grande quebra de passageiros nos aeroportos europeus, informou hoje o Airports Council International (ACI), que avançou a estimativa de uma quebra de 208 milhões no mês, acrescentando que, dessa forma, desde o início do ano os aeroportos europeus estão com menos 969 milhões e passageiros que no período homólogo de 2019.

Brussels programa 21 voos para Portugal este Agosto

05-08-2020 (16h11)

A Brussels Airlines, companhia belga do grupo Lufthansa, tem programado efectuar este Agosto 21 voos por semana do seu hub de Bruxelas para os aeroportos portugueses do Porto, de Lisboa e de Faro.

Opinião e Análise