Lufthansa e sindicato chegam a acordo para poupança de 500 milhões de euros

25-06-2020 (08h58)

Foto: Lufthansa
Foto: Lufthansa

A Lufthansa e o sindicato UFO alcançaram um acordo que permite uma poupança de 500 milhões de euros ao grupo de aviação, que atravessa uma grave crise causada pela pandemia de covid-19.

Concluído em vésperas de uma votação decisiva dos accionistas sobre o plano de resgate público de nove mil milhões de euros, o acordo tem ainda de ser aprovado em plenário pelos membros do sindicato, que representa os trabalhadores das tripulações de cabine da Lufthansa.

A proposta prevê congelamento de remunerações, reformas antecipadas e períodos de trabalho reduzidos, afirmaram as duas partes numa declaração conjunta.

"Queremos evitar despedimentos cegos", afirmou o director de Recursos Humanos da transportadora aérea, Michael Niggemann, citado na declaração.

Michael Niggemann considera que o acordo é um "sinal importante" antes da assembleia-geral extraordinária que vai votar a entrada do Governo federal alemão no capital da empresa.

A Lufthansa advertiu, no entanto, que, mesmo com esta ajuda, a quebra na procura de transporte aéreo, que se estima venha a fazer-se sentir durante vários anos, poderá forçar o corte de milhares de postos de trabalho.

O porta-voz do UFO, Nicoley Baublies, considerou, por seu lado, que o plano acordado deverá salvar os postos de trabalho de 22.000 tripulantes aéreos.

"Traz a segurança de emprego urgentemente necessária", afirmou.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Lufthansa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Jet2.com programa 45 voos por semana de oito cidades britânicas para Faro em Agosto

14-07-2020 (16h42)

A low cost britânica Jet2.com, do Dart Group, de que fazem parte também o operador Jet2holidays tem programados 45 voos por semana de oito cidades britânicas para Faro, com preços desde 40 euros em Agosto, bem como outros oito para o Funchal, de sete origens no Reino Unido.

António Costa diz que Europa começa a perceber que os surtos de covid-19 em Portugal são localizados

14-07-2020 (16h16)

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou estar convicto de que os países da União Europeia começam "finalmente" a perceber que o aumento do número de casos de covid-19 em Portugal é muito localizado, assumindo que também tem sensibilizado os seus homólogos europeus.

Hungria interdita entrada no país a residentes em vários países

14-07-2020 (14h32)

A Hungria vai interditar na terça-feira o acesso a residentes em países africanos, na maior parte dos países asiáticos e em alguns estados europeus, entre medidas que afectam também Portugal, anunciou o Governo, invocando o agravamento mundial da pandemia.

Grécia reabre a voos do Reino Unido mas exige teste negativo à covid-19

13-07-2020 (13h48)

A Grécia vai reabrir os seus aeroportos a voos do Reino Unido a partir de quarta-feira, mas exigirá aos passageiros a apresentação de um teste negativo ao novo coronavírus realizado até três dias antes.

Solférias promove webinar sobre a Disneyland Paris amanhã

13-07-2020 (13h35)

O operador turístico Solférias promove amanhã, dia 14 de Julho, um webinar sobre a Disneyland Paris, que tem abertura prevista para esta quarta-feira, dia 15, com uma série de medidas para conter a propagação do novo coronavírus.

Opinião e Análise