Noruega autoriza viagens profissionais para os países nórdicos sem quarentena

29-05-2020 (17h25)

Foto: Ross Parmly / Unsplash
Foto: Ross Parmly / Unsplash

Pessoas sujeitas a contacto directo com doentes vão ser testadas duas vezes

Os noruegueses que se desloquem aos países nórdicos por motivos profissionais ou os trabalhadores estrangeiros provenientes desses países vão deixar de ser submetidos a regime de quarentena a partir de segunda-feira, e as pessoas que estiveram em contacto directo com os casos confirmados da covid-19 vão ser testadas duas vezes, respectovamente três e sete dias após o contacto.

Para conter a propagação da covid-19, as autoridades norueguesas impuseram uma quarentena de dez dias à sua população de regresso ao país e aos estrangeiros autorizados a atravessar a fronteira.

Mas a partir de segunda-feira, os que se desloquem por motivos profissionais a todos os países nórdicos ou que regressem à Noruega ficam isentos dessa obrigação.

Os trabalhadores “atravessam habitualmente as fronteiras… É um passo em direcção a uma vida quotidiana mais normal”, declarou em comunicado a ministra do Comércio, Iselin Nybo.

Até ao momento, apenas as deslocações com carácter profissional entre a Noruega e a Suécia, e entre a Noruega e a Finlândia, eram objecto de excepção na aplicação desta medida.

Também a partir de segunda-feira, as crianças e adolescentes noruegueses de menos de 19 anos poderão tomar parte em sessões de desporto organizadas, anunciou o ministro da Cultura, Abid Raja.

Apesar de as competições e encontros entre clubes ainda não estarem autorizadas, os jovens atletas poderão manter “contactos físicos normais uns com os outros durante a sua práctica” desportiva, indicou o ministro em comunicado, sublinhando a importância do desporto para os contactos sociais e integração social.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Jet2.com programa 45 voos por semana de oito cidades britânicas para Faro em Agosto

14-07-2020 (16h42)

A low cost britânica Jet2.com, do Dart Group, de que fazem parte também o operador Jet2holidays tem programados 45 voos por semana de oito cidades britânicas para Faro, com preços desde 40 euros em Agosto, bem como outros oito para o Funchal, de sete origens no Reino Unido.

António Costa diz que Europa começa a perceber que os surtos de covid-19 em Portugal são localizados

14-07-2020 (16h16)

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou estar convicto de que os países da União Europeia começam "finalmente" a perceber que o aumento do número de casos de covid-19 em Portugal é muito localizado, assumindo que também tem sensibilizado os seus homólogos europeus.

Hungria interdita entrada no país a residentes em vários países

14-07-2020 (14h32)

A Hungria vai interditar na terça-feira o acesso a residentes em países africanos, na maior parte dos países asiáticos e em alguns estados europeus, entre medidas que afectam também Portugal, anunciou o Governo, invocando o agravamento mundial da pandemia.

Grécia reabre a voos do Reino Unido mas exige teste negativo à covid-19

13-07-2020 (13h48)

A Grécia vai reabrir os seus aeroportos a voos do Reino Unido a partir de quarta-feira, mas exigirá aos passageiros a apresentação de um teste negativo ao novo coronavírus realizado até três dias antes.

Solférias promove webinar sobre a Disneyland Paris amanhã

13-07-2020 (13h35)

O operador turístico Solférias promove amanhã, dia 14 de Julho, um webinar sobre a Disneyland Paris, que tem abertura prevista para esta quarta-feira, dia 15, com uma série de medidas para conter a propagação do novo coronavírus.

Opinião e Análise