Ryanair fica com mais de 300 slots da easyJet em Londres Stansted

20-11-2020 (17h11)

A Ryanair vai ficar com mais de 300 slots semanais que a easyJet vai deixar no aeroporto de Londres Stansted a partir de Abril, início do Verão IATA, o que corresponde a cerca de 22 chegadas e partidas por dia.

A informação consta de um aviso publicado na Airport Coordination Limited, com sede no Reino Unido, citado pelo portal especializado em aviação “Routes Online”, que indica estarem a ser transferidos 312 slots semanais, o que equivale a cerca de 22 chegadas e partidas por dia.

A easyJet confirmou em Agosto que planeava encerrar a sua base em Londres Stansted, justificando a decisão com o “impacto sem precedentes” da pandemia covid-19 e as medidas de quarentena impostas pelo governo britânico, frisando que continuaria a servir o aeroporto a partir de outras bases.

“Com o encerramento da nossa base em Stansted, não precisamos desses slots e, portanto, podemos confirmar que concluímos uma transação com a Ryanair para transferir os slots. Não fornecemos mais detalhes sobre a transação de slots”, disse uma porta-voz da easyJet ao portal especializado “Aviation Week Network”, citada pelo “Routes Online”.

Antes da pandemia, a easyJet era a segunda maior companhia aérea em Londres Stansted, atrás da Ryanair. Os dados da consultora OAG indicam que a easyJet tinha 1,6 milhões de lugares em voos à saída de Stansted em 2019, o que fixava a sua quota de mercado em 10,2%. A Ryanair, com uma quota de 73,8%, colocava no mercado 11,7 milhões de lugares em voos à saída de Stansted em 2019.

Com o encerramento da base da easyJet, a companhia Jet2.com será a maior concorrente da Ryanair. Em 2019, a Jet2.com tinha 1,2 milhões de lugares em voos de Stansted, com uma quota de mercado de 7,3%.

O chief financial officer da easyJet, Andrew Findlay, frisou numa videoconferência que a companhia aérea não planeia ceder slots noutros aeroportos e irá defender a sua posição em locais que considera importantes para a sua estratégia global de rede.

 

Clique para ver mais: Ryanair

Clique para ver mais: easyJet

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Wizz Air inclui Faro com voos todo o ano da sua nova base em Cardiff

04-12-2020 (14h46)

A low cost húngara Wizz Air, actualmente uma das maiores do seu segmento na Europa, tem previsto criar uma base em Cardiff com ligações a nove destinos, incluindo quatro com voos todo o ano, um dos quais é Faro.

MSC Cruzeiros cancela operações no Mediterrâneo no Natal e Ano Novo

04-12-2020 (14h19)

A MSC Cruzeiros cancelou as suas operações no Mediterrâneo no Natal e Ano Novo, adiando-as para Janeiro e justificando a decisão com as “severas restrições à circulação impostas pelo governo italiano para a época festiva”.

Ryanair encomenda mais 75 aviões Boeing 737 MAX

04-12-2020 (14h05)

A Ryanair encomendou à Boeing mais 75 aviões B737 MAX, aumentando a encomenda total para 210 aviões deste modelo, que recebeu luz verde das autoridades norte-americanas para voltar a voar quase dois anos depois da proibição devido a dois acidentes que mataram 346 pessoas em cinco meses.

easyJet reduz dimensão da bagagem incluída nas tarifas mais económicas

03-12-2020 (17h46)

A easyJet reduziu o tamanho limite da bagagem incluída nas suas tarifas mais económicas e está a cobrar bilhetes mais caros para transportar bagagens maiores nos compartimentos por cima dos assentos.

KLM reduz oferta de voos para Lisboa e Porto em Dezembro

27-11-2020 (12h43)

A companhia de aviação holandesa KLM anunciou uma redução de 15% da sua oferta de voos de Amesterdão para Lisboa e Porto durante o mês de Dezembro.

Opinião e Análise