Formação é o caminho “para um futuro mais sustentável” – SET

23-04-2021 (16h48)

“A formação é a grande força transformadora para um futuro mais sustentável e mais próspero”, afirmou a secretária de Estado do Turismo (SET), citada num comunicado onde o Turismo de Portugal apresenta as linhas da sua estratégia para a formação de profissionais no país.

Na 2ª Reunião da Comissão Nacional de Formação para o Turismo, que decorreu esta semana na FIL, o Turismo de Portugal concluiu que a formação deve “apostar em novas formas de aprendizagem em contexto de trabalho e no desenvolvimento de redes colaborativas entre escolas e universidades, de forma a estimular a aprendizagem ao longo da vida”.

A reunião, que teve lugar esta terça-feira, dia 20, contou com a presença da SET, Rita Marques, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e de 50 representantes das associações dos sectores do Turismo e Educação.

O comunicado divulgado hoje pelo Turismo de Portugal destaca que “é imperativo apostar na capacitação e na formação de novos recursos humanos”, uma vez que “6,1% da população activa em Portugal” trabalha no sector do turismo, “principalmente na área da Restauração e Similares (66,3%), na sua maioria (55%) com habilitações ao nível do Ensino Básico”.

O instituto defende que “a aposta deve passar pela articulação da oferta entre os diversos agentes de formação do sector, uma aproximação da Escola às empresas com uma formação mais adaptada às necessidades do mercado de trabalho e por realizar e potenciar a inovação e a investigação de suporte à melhoria contínua da formação em turismo”.

“Há que identificar caminhos para a educação e formação em Turismo, já com olhos postos na retoma do sector”, acrescentou Rita Marques. “Este sector é de pessoas para pessoas, e só poderemos acolher o melhor turista se cuidarmos dos que querem trabalhar ou já trabalham no sector, ajudando a que sejam os melhores profissionais”.

O Turismo de Portugal indicou no comunicado que, em 2020, “organizou um total de 737 ações de formação para mais de 75 mil participantes, e criou a Academia Digital, uma plataforma desenvolvida para fazer face à crescente procura por formação nesta área, que disponibiliza os cursos, workshops, seminários e serviços de formação à medida, das 12 Escolas do Turismo de Portugal”.

O instituto especifica ainda que foram ministradas “199 ações de Formação Executiva certificada online, com 9.603 participantes; 178 ações de formação Clean & Safe para 25.257 participantes; e foram promovidas 284 ações BEST Live Online Training para 34.948 participantes”.

Nos primeiros três meses deste ano, o Turismo de Portugal realizou 487 acções de formação que envolveram 61.413 participantes.

As 12 Escolas do Turismo de Portugal contabilizam este ano um total de 2.920 alunos em Formação Inicial e Especializada.

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

75% das agências de viagens recorreram a linhas de apoio – Rita Marques

03-12-2021 (18h17)

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou hoje em Aveiro, no 46º Congresso da APAVT, que "75% das agências de viagens socorreram-se até ao momento das várias linhas de apoio disponibilizadas" desde o início da pandemia de covid-19.

Portugal vacina mais de 2 milhões contra a gripe e reforça 1,4 milhões contra o coronavírus

03-12-2021 (17h54)

Mais de dois milhões de pessoas já foram vacinadas contra a gripe e mais de 1,4 milhões receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, divulgou a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Israel proíbe uso de aplicação que rastreava cidadãos através do telemóvel

03-12-2021 (17h49)

O Governo de Israel interrompeu a utilização de uma ferramenta que permitia rastrear telemóveis, que causou polémica no país e era usada para despistar possíveis casos da nova variante da covid-19 Ómicron.

Receita da taxa turística em Cabo Verde quase duplica em dois meses

03-12-2021 (17h42)

As receitas com a taxa paga obrigatoriamente pelos turistas em Cabo Verde aumentaram 87% de Julho para Setembro, evidenciando a recuperação da procura turística, segundo dados do Ministério das Finanças.

Foram multadas 13 companhias aéreas no segundo dia de restrições

03-12-2021 (17h33)

No segundo dia da obrigatoriedade de desembarcarem em Portugal continental apenas passageiros com teste negativo à covid-19 ou certificado de recuperação, 13 companhias aéreas e 59 passageiros foram multados nos aeroportos portugueses.

Opinião e Análise