Grécia com início da época turística a 15 de Junho e voos internacionais a 1 de Julho

21-05-2020 (13h45)

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, fixou para 15 de Junho o início da época turística deste ano na Grécia, e que os voos internacionais vão ser retomados a partir de 1 de Julho.

“Venceremos a batalha da economia como vencemos a batalha da saúde”, prometeu o chefe do Governo numa intervenção pela televisão dirigida ao país, menos atingido que os seus vizinhos pelo novo coronavírus, com 166 mortos.

“A estação turística começará a 15 de Junho quando os hotéis puderem reabrir e os voos directos com o estrangeiro retomam progressivamente a partir de 1 de Julho”, disse.

“A nossa arma será o passaporte de segurança, de credibilidade e de saúde obtido pelo nosso país”, congratulou-se, sublinhando que os turistas serão submetidos a testes de despistagem.

O Governo conservador de Atenas, confrontado com as carências dos seus hospitais e um envelhecimento da sua população (a segunda na Europa após a Itália), adoptou medidas drásticas desde a sua primeira morte por coronavírus, assinala a agência noticiosa AFP.

No entanto, a economia arrisca-se a regressar “a uma profunda recessão” que o ministro grego das Finanças avaliou hoje em 13%, e apenas dois anos após a saída de uma década de crise.

“Estamos em território desconhecido, mas enquanto nação provámos que não temos medo das dificuldades”, declarou Kyriakos Mitsotakis.

O primeiro-ministro anunciou uma redução do IVA no preço de todos os transportes públicos (de 24 para 13%), e de 40% durante este verão para os proprietários de hotéis e restaurantes.

Segundo Mitsotakis, “o perigo é maior para a Grécia” que para os seus parceiros europeus.

“Não apenas porque a crise atinge todos os sectores cruciais como o turismo e a restauração (…) mas também porque a pandemia surgiu num momento em que o país se levantava e se encontrava numa trajetória de crescimento” após a designada crise da dívida, assinalou.

Pouco antes desta intervenção e no decurso de uma videoconferência organizada pela revista semanal The Economist, o ministro do turismo Harry Theoharis recordou que “mais de 20% do PIB e centenas de milhares de empregos dependem” do turismo.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Covid-19 já atingiu mais de 20 milhões de pessoas e matou mais de 736 mil

11-08-2020 (16h04)

A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 736.828 mortos em todo o mundo desde dezembro, segundo o balanço hoje às 12h00 em Lisboa da agência France-Presse, que indica também que 20.122.700 de pessoas foram diagnosticados com covid-19 em 196 países e territórios, 12.080.900 delas já foram consideradas curadas.

Acionistas da Azul aprovam acordo com Governo português sobre participação na TAP

11-08-2020 (10h37)

Os acionistas da companhia aérea brasileira Azul, liderada por David Neeleman, aprovaram na segunda-feira, em assembleia-geral (AG), o acordo com o Governo português que elimina o seu direito a converter obrigações em ações.

França estima em mais de 30.000 milhões de euros as perdas imediatas no turismo

10-08-2020 (17h16)

O Governo francês admitiu hoje que a pandemia de covid-19 provocou perdas imediatas no setor do turismo de, pelo menos, 30.000 a 40.000 milhões de euros.

TAP e TAAG vão fazer sete entre Luanda e Lisboa este mês

10-08-2020 (16h36)

As transportadoras aéreas TAP e TAAG anunciaram sete novos voos na rota Luanda-Lisboa durante este mês de Agosto, depois de ter sido prorrogada, no Sábado, a situação de calamidade pública até 8 de Setembro.

Cascais cria conjunto de medidas de apoio ao turismo local

10-08-2020 (16h19)

A Câmara Municipal de Cascais, no distrito de Lisboa, vai apoiar o turismo local com "isenção ou suspensão de taxas" no sector e realizar testes à Covid-19 aos funcionários de hotéis e alojamentos locais, anunciou hoje o município.

Opinião e Análise