Hotéis de Óbidos disponíveis para acolher idosos dos lares do concelho

30-03-2020 (14h57)

Foto: www.cm-obidos.pt
Foto: www.cm-obidos.pt

Várias unidades hoteleiras do concelho de Óbidos estão a disponibilizar as instalações para acolher os idosos que se encontram em lares, divulgou hoje a câmara do distrito de Leiria.

Em caso de necessidade, e por indicação das autoridades de saúde, os idosos a residir nos lares de terceira idade do concelho de Óbidos poderão ser transferidos para as unidades hoteleiras, que “por enquanto vão ficar como uma bolsa preparada para avançar”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques.

A mais recente unidade do Grupo Pestana, a Pousada Vila de Óbidos, e os hotéis The Literary Man, em Óbidos, e Rio do Prado, no Arelho, são, numa primeira fase, as unidades disponíveis.

A medida decorre de uma reunião do executivo com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho (IPSS), na qual “foram partilhadas algumas preocupações e encontradas algumas soluções de compromisso" relativas à pandemia da covid-19.

“Os responsáveis pelas IPSS ficaram mais tranquilos e perceberam que o município, a Proteção Civil municipal e a delegada de saúde estão a reunir esforços para que se consiga dar uma resposta favorável em caso de necessidade e de emergência”, afirmou Humberto Marques, citado numa nota de imprensa.

A medida tem também como objectivo “tranquilizar as famílias e os próprios utentes”, acrescentou.

"A solidariedade dos operadores turísticos junta-se à disponibilização das instalações do Campo Aventura (no Olho Marinho) para instalação de um Hospital de Campanha com capacidade para mais de 100 pessoas”, segundo o autarca.

Em resposta a uma solicitação do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos (CRCOM), o município de Óbidos tem também disponíveis vários alojamentos, devidamente equipados, para acolher médicos que necessitem de alojamento durante a pandemia da covid-19.

Tratam-se das Residências Criativas Josefa de Óbidos e André Reinoso, localizadas na Vila de Óbidos, da Casa da Canastra, na localidade do Pinhal de Óbidos, e do apartamento do Estádio Municipal.

A paróquia disponibilizou também a sua habitação paroquial, com sede em Amoreira.

Estes alojamentos “serão utilizados em caso de necessidade e por pedido expresso das autoridades de saúde”, divulgou a câmara, em comunicado.
No concelho de Óbidos foi apenas confirmado um caso de infecção pelo novo coronavírus, de acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim).

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes desde o início da pandemia e 6.408 casos de infeções confirmadas.

Dos infectados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

O país, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de Março, encontra-se em estado de emergência desde as 00h de 19 de Março e até às 23h59 de 2 de Abril.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Brussels programa voos para Lisboa, Faro e Porto em Junho

05-06-2020 (16h32)

A Brussels Airlines programou retomar os voos para vários destinos europeus a partir de Junho, incluindo Lisboa, Faro e Porto.

Açores estão desde hoje sem casos activos de covid-19

05-06-2020 (16h24)

Os Açores estão desde hoje sem casos activos de covid-19, com a recuperação, nas últimas 24 horas, da única doente que ainda estava infectada, informou a Autoridade de Saúde Regional.

Emirates anuncia extensão da rede para 29 cidades a partir de 15 de Junho

05-06-2020 (16h13)

A Emirates, maior companhia de aviação do mundo em transporte internacional de passageiros, anunciou que a partir de dia 15 vai ter voos para mais 16 cidades, entre as quais Manchester, Zurique, Viena, Amsterdão, Copenhaga e Dublin, na Europa.

Grupo Lufthansa planeia retomar 70% das rotas de longo curso até Setembro

05-06-2020 (16h08)

O Grupo Lufthansa planeia retomar até Setembro 70% das rotas de longo curso e 90% das rotas de curto e médio cursos que inicialmente tinha programado, entre as quais destaca Faro e Funchal.

Sonhando confia que a sua operação charter para Cuba vai ser “a mais bem sucedida este ano em Portugal”

05-06-2020 (15h27)

José Manuel Antunes, director-geral do operador Sonhando, está confiante que este ano, apesar do impacto da pandemia de Covid-19 nas viagens e turismo, não só vai conseguir realizar a operação charter para Cuba, como até diz ter a esperança de que será a operação de longo curso “mais bem sucedida este ano em Portugal”.

Opinião e Análise