General iraniano assume “responsabilidade total” pela queda do avião ucraniano em Teerão

13-01-2020 (11h37)

Foto: Trinity Moss / Unsplash
Foto: Trinity Moss / Unsplash

O comandante da brigada aeroespacial dos Guardas da Revolução iranianos assumiu a "responsabilidade total" pela queda do Boeing 737 da Ukraine International Airlines, que matou todas as 176 pessoas que seguiam a bordo.

“Assumo a responsabilidade total” por esta catástrofe, afirmou o general Amir Ali Hajizadeh, numa declaração transmitida pela televisão, adiantando que “preferia ter morrido do que assistir a tal acidente”.

O operador do míssil que abateu o Boeing ucraniano em Teerão abriu fogo sem poder obter a confirmação de uma ordem de tiro devido a uma "interferência" nas telecomunicações, disse o general iraniano.

O soldado confundiu o avião com um "míssil de cruzeiro" e teve "10 segundos" para decidir, declarou o general.

As 176 pessoas que seguiam a bordo do avião ucraniano morreram.

As forças armadas iranianas afirmaram que confundiram o avião de passageiros ucraniano com um alvo hostil momentos depois do ataque do Irão com mísseis balísticos contra duas bases militares no Iraque que albergavam tropas norte-americanas.

O ataque do Irão foi uma retaliação pela morte do general iraniano Qassem Soleimani num ataque aéreo dos Estados Unidos no Iraque.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Meliá reabre ME Dubai para ser “o epicentro cultural da cidade”

26-11-2020 (11h34)

A Meliá Hotels International vai reabrir este fim-de-semana o seu hotel de luxo ME Dubai, que descreve como “uma jóia arquitectónica, parte do legado de Zaha Hadid”.

Nova ministra do Turismo de Israel apresenta estratégia

05-11-2020 (12h46)

A nova ministra do Turismo de Israel, Orit Farkash, divulgou a sua estratégia para reactivar o sector, que vai assentar na criação de zonas seguras para turistas e na criação de mais acomodações rurais privadas de luxo.

Iberia vai ‘dar boleia’ à Qatar em mais oito rotas americanas

21-10-2020 (15h37)

A Qatar Airways, maior accionista do IAG, grupo a que pertencem a British Airways, a Iberia, a Vueling e a Aer Lingus, já tem ‘luz verde' das autoridades dos Estados Unidos para ter code-share com a Iberia em oito rotas da espanhola.

RIU abre este ano hotel no Dubai com 800 quartos e parque aquático

16-10-2020 (13h40)

A RIU Hotels & Resorts anunciou que vai abrir em Dezembro o seu 100º hotel, um resort de 4-estrelas no Dubai com 800 quartos e um parque aquático.

Emirates prevê para o próximo Verão ligar o Porto ao Dubai via Lisboa

02-10-2020 (15h37)

A Emirates, maior companhia do mundo em tráfego internacional em RPK (passageiros x quilómetros voados), prevê reduzir a operação de/para Portugal no próximo Verão, servindo o Porto via Lisboa em TAP e reduzindo as ligações à capital de duas para uma por dia.

Opinião e Análise