Noruega autoriza viagens profissionais para os países nórdicos sem quarentena

29-05-2020 (17h25)

Foto: Ross Parmly / Unsplash
Foto: Ross Parmly / Unsplash

Pessoas sujeitas a contacto directo com doentes vão ser testadas duas vezes

Os noruegueses que se desloquem aos países nórdicos por motivos profissionais ou os trabalhadores estrangeiros provenientes desses países vão deixar de ser submetidos a regime de quarentena a partir de segunda-feira, e as pessoas que estiveram em contacto directo com os casos confirmados da covid-19 vão ser testadas duas vezes, respectovamente três e sete dias após o contacto.

Para conter a propagação da covid-19, as autoridades norueguesas impuseram uma quarentena de dez dias à sua população de regresso ao país e aos estrangeiros autorizados a atravessar a fronteira.

Mas a partir de segunda-feira, os que se desloquem por motivos profissionais a todos os países nórdicos ou que regressem à Noruega ficam isentos dessa obrigação.

Os trabalhadores “atravessam habitualmente as fronteiras… É um passo em direcção a uma vida quotidiana mais normal”, declarou em comunicado a ministra do Comércio, Iselin Nybo.

Até ao momento, apenas as deslocações com carácter profissional entre a Noruega e a Suécia, e entre a Noruega e a Finlândia, eram objecto de excepção na aplicação desta medida.

Também a partir de segunda-feira, as crianças e adolescentes noruegueses de menos de 19 anos poderão tomar parte em sessões de desporto organizadas, anunciou o ministro da Cultura, Abid Raja.

Apesar de as competições e encontros entre clubes ainda não estarem autorizadas, os jovens atletas poderão manter “contactos físicos normais uns com os outros durante a sua práctica” desportiva, indicou o ministro em comunicado, sublinhando a importância do desporto para os contactos sociais e integração social.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Travelport ‘devolve’ Locomote aos seus fundadores

06-07-2020 (18h54)

A multinacional Travelport, identificada principalmente pela sua plataforma para o comércio de viagens, vendeu a agência de viagens corporate australiana Locomote aos seus fundadores, de acordo com a imprensa internacional, que diz que o montante do negócio não foi divulgado.

Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo revela “uma ligeira tendência decrescente”

06-07-2020 (18h50)

A situação sobre os casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo regista “uma estabilidade” nos últimos dias, verificando-se “uma ligeira tendência decrescente”, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

Portugal tem mais seis mortes e 232 casos de covid-19

06-07-2020 (18h49)

Os dados divulgados hoje pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal contabilizou ontem mais seis óbitos e mais 232 casos de covid-19, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Grécia reabre aeroportos a voos do Reino Unido dia 15 de Julho

06-07-2020 (18h41)

A Grécia vai reabrir no dia 15 de Julho os seus aeroportos aos voos directos provenientes do Reino Unido, mas manterá ainda o encerramento à Suécia e à Sérvia.

Três ruas no centro histórico de Lisboa passam a pedonais

06-07-2020 (18h33)

As ruas dos Bacalhoeiros, Nova da Trindade e João das Regras, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, vão passar a ser pedonais, numa decisão tomada na sequência da crise provocada pela covid-19.

Opinião e Análise