OMT apoia plataforma de comercialização de tecnologias sustentáveis da EBRD

28-09-2020 (17h45)

Foto: Unsplash / Tobias Weinhold
Foto: Unsplash / Tobias Weinhold

A Organização Mundial de Turismo (OMT - UNWTO) está a apoiar uma iniciativa do European Bank for Reconstruction and Development (EBRD) que consiste numa plataforma de comercialização de tecnologias sustentáveis para o sector do turismo.

A plataforma Green Technology Selector disponibiliza mais de 26.000 tipos de tecnologia sustentável de diferentes produtores a hotéis e empresas de turismo. Os produtos têm o apoio da Green Economy Financing Facility (GEFF), do Green Trade Facilitation Programme (Green TFP) e do programa Finance and Technology Transfer Center for Climate Change (FINTECC) do EBRD.

Os produtos disponibilizados, de acordo com o comunicado da OMT podem ser "janelas e portas eficientes, isolamento térmico, iluminação, equipamento de construção e maquinaria, painéis solares fotovoltáicos e sistemas de aquecimento geotermais".

A OMT apoia esta plataforma no sentido de fazer avançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, complementando as suas ferramentas de eficiência Nearly Zero Energy Hotels (neZEH) e Hotel Energy Solutions (HES).

O director para propriedades e turismo do EBRD, Vlaho Kojakovic, afirmou, citado em comunicado que "estamos satisfeitos por continuar a nossa cooperação com a OMT e apoiar o sector do turismo durante estes tempos difíceis da pandemia do coronavírus. Olhando mais além da crise acreditamos que o Green Technology Selector do EBRD vai contribuir para um sector do turismo mais eficiente nos próximos anos".

A OMT e o EBRD são parceiros de longa data e em 2019 "renovaram o seu forte compromisso e assinaram um acordo no enquadramento do apoio do EBRD ao turismo inclusivo e sustentável nas economias onde o banco investe, particularmente na região do Mediterrâneo Sul e de Leste (SEMED) e nos Balcãs Ocidentais".

O Green Technology Selector foi desenvolvido pelo EBRD segundo o programa GEFF com o apoio financeiro do Ministério Federal das Finanças Austríaco, e vai acelerar o financiamento relacionado com as alterações climáticas segundo esse programa e outros instrumentos financeiros do EBRD, com apoio de patrocinadores internacionais como a União Europeia (UE), o Green Climate Fund (GCF) e o Climate Investment Fund (CIF).

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Covid-19 já matou 1,114 milhões de pessoas em todo o mundo

19-10-2020 (17h32)

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.114.836 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

Portugal ultrapassou marca dos cem mil contágios pelo novo coronavírus

19-10-2020 (17h15)

Portugal superou ontem os cem mil contágios pelo novo coronavírus, com o total de 101.860, mais 1.949 que na véspera, de acordo com a informação da DGS relativa às 24h00 de Domingo.

Espanha conserva liderança dos destinos com mais gastos de turistas portugueses

19-10-2020 (16h46)

A pandemia de covid-19 levou a uma quebra em 42,5% dos gastos em Espanha de turistas residentes em Portugal este Agosto, sem travar, no entanto, a tradicional liderança do país vizinho nos gastos turísticos dos portugueses, ainda que França tenha sido o destino que mais reforçou a sua quota.

França destrona Reino Unido e ascende a primeiro emissor para Portugal

19-10-2020 (15h34)

Em tempos de pandemia, França ascendeu à liderança dos emissores para Portugal, com os gastos dos seus residentes a atingirem 33,1% do total de receitas turísticas portuguesas no mês de Agosto e 21% no conjunto dos primeiros oito meses do ano.

NAV Portugal geriu menos 60,4% movimentos no 3º trimestre

19-10-2020 (15h20)

O prestador de serviços de navegação no espaço aéreo português geriu 89,701 movimentos no terceiro trimestre de 2020 , menos 60,4% que no período homólogo de 2019, mas quase mais 500% que no segundo trimestre deste ano.

Opinião e Análise