Portugal impõe novas medidas para combater a pandemia a partir de sexta-feira

13-01-2021 (19h28)

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou as novas medidas para combater a pandemia de covid-19 em Portugal, que entram em vigor na sexta-feira, entre as quais o dever de recolhimento domiciliário.

"A partir das 00h00 de dia 15 de Janeiro volta a vigorar em Portugal o dever de recolhimento domiciliário", frisou o primeiro-ministro, no final do Conselho de Ministros desta quarta-feira, no Palácio da Ajuda.

"Não há cansaço que nos permita assumir esta dor colectiva de continuarmos a ter mais de uma centena de mortes por dia. Não é aceitável e temos de parar isto", disse António Costa, citado pela agência Lusa.

"A mensagem fundamental" sobre as novas medidas é "regressar ao dever de recolhimento domiciliário", tal como em Março e em Abril, quando foi possível travar com sucesso a primeira vaga, frisou o governante.

A excepção às medidas adoptadas no início da pandemia é que as escolas vão manter-se abertas "em pleno funcionamento".

Os equipamentos culturais voltam agora a ter de encerrar e o teletrabalho volta a ser obrigatório sem necessidade de acordo entre entidade patronal e trabalhador e dispensado o acordo de qualquer deles.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Matosinhos fecha marginais para evitar concentração de pessoas

19-01-2021 (18h56)

A Câmara de Matosinhos decidiu encerrar as marginais para evitar a concentração de pessoas e assim combater a pandemia de covid-19, adiantou à agência Lusa fonte da autarquia.

Bruxelas propõe prolongar até 31 de Dezembro regras flexíveis para ajudas estatais

19-01-2021 (18h51)

A Comissão Europeia propôs aos Estados-membros prolongar até 31 de Dezembro o quadro temporário relativo a auxílios estatais e reajustar o seu âmbito de aplicação, face ao contínuo impacto da pandemia da covid-19.

Meliá oferece teste de antigénio gratuito nos hotéis no México e República Dominicana

19-01-2021 (18h20)

A Meliá Hotels International vai oferecer testes de antigénio gratuitos a todos os hóspedes dos seus dez hotéis no México e na República Dominicana, assim como um seguro saúde com cobertura para problemas relacionados com a covid-19.

TAP manteve-se líder do transporte aéreo de passageiros de/para Portugal em 2020

19-01-2021 (17h40)

Apesar do impacto catastrófico da pandemia de covid-19 na sua actividade, a TAP manteve-se no ano passado a empresa líder no transporte aéreo de passageiros de/para Portugal.

Metade dos europeus planeia viajar já este semestre, segundo inquérito da ETC

19-01-2021 (17h27)

Mais de 50% dos europeus inquiridos num questionário realizado pela European Travel Commission (ETC) diz pretender viajar nos próximos seis meses, um terço dos quais já na Primavera, e principalmente para lazer.

Opinião e Análise