Açores aumentam incentivos a fundo perdido aos investimentos no turismo

16-07-2020 (16h05)

Faial, Açores
Faial, Açores

O Governo dos Açores vai aumentar em 10% a comparticipação, a fundo perdido, dos investimentos privados executados no âmbito do sistema COMPETIR +, no turismo, sector afectado pelas medidas de restrição impostas devido à pandemia da covid-19.

A informação é avançada numa nota divulgada hoje pelo Governo Regional, acrescentando que esta medida permite "atribuir uma majoração de 10% na taxa de incentivo, não reembolsável, à execução dos investimentos privados cuja despesa seja concretizada entre 1 de Abril e 31 de Dezembro de 2020", em actividades ligadas ao turismo, como "a hotelaria, o alojamento, a restauração e a animação turística, desde que os pedidos de pagamento das referidas despesas sejam apresentados até 31 de Janeiro de 2021".

Trata-se de "um incentivo extra às empresas ligadas ao setor do turismo com projetos em curso, aprovados ou a aprovar" pelos subsistemas do COMPETIR+ (Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial), nomeadamente o Fomento da Base Económica de Exportação e o Empreendedorismo Qualificado e Criativo, explica a mesma nota.

Através desta majoração, "o Governo dos Açores criou um mecanismo para que as empresas correlacionadas com a atividade turística possam desenvolver e potenciar os seus investimentos", frisa o executivo, sublinhando que "o setor foi mais afetado pelas medidas de restrição tomadas em resposta à pandemia de covid-19".

"Esta alteração ao Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial, COMPETIR+, o principal instrumento da política de incentivos ao investimento privado na Região, surge no âmbito da estratégia de incremento da retoma progressiva da atividade económica nos Açores", justifica.

Além de "estimular o aumento do investimento privado neste período da atual conjuntura", esta ação "promove o reforço de uma medida de apoio à manutenção do emprego e aos incentivos à economia na Região", lê-se ainda na nota do Governo açoriano.

Esta alteração do Decreto Regulamentar Regional que enquadra o Sistema de Incentivo COMPETIR+ foi aprovada em Conselho de Governo e remetida para promulgação e publicação para o Gabinete do Representante da República para os Açores, abrangendo todos os investimentos nestes sectores realizados a partir de 1 de abril.

Desde o início do surto registaram-se na região 157 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente cinco casos positivos ativos, dos quais quatro na ilha de São Miguel e um na ilha das Flores.

Já ocorreram nos Açores 16 óbitos, tendo regressado a Portugal continental quatro doentes.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Revive lança concurso para recuperação do Mosteiro de Santo André de Rendufe para turismo

08-08-2020 (08h48)

O Governo anunciou ontem a abertura de concurso para a concessão por 50 anos do Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares, Braga, no âmbito do programa Revive, pelo qual já foram concessionados 16 imóveis, com cerca de 135,5 milhões de euros de investimento na sua recuperação e rendas anuais na ordem dos 4,4 milhões de euros.

Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim conquistam certificações

07-08-2020 (17h50)

A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim (pão pequeno cozido no forno a lenha) conquistaram selos de certificação em Portugal, anunciou o município de Almeirim, apontando um "reconhecimento da genuinidade" e uma "mais valia económica e turística".

Tourism Explorers regressa a Setúbal para encontrar empreendedores

07-08-2020 (17h29)

O programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo, Tourism Explorers, vai regressar a Setúbal para apostar “na capacitação de empreendedores”, informou o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Aeroportos europeus perderam perto de 1.000 milhões de passageiros até ao fim de Julho

07-08-2020 (13h04)

Julho foi mais um mês de grande quebra de passageiros nos aeroportos europeus, informou hoje o Airports Council International (ACI), que avançou a estimativa de uma quebra de 208 milhões no mês, acrescentando que, dessa forma, desde o início do ano os aeroportos europeus estão com menos 969 milhões e passageiros que no período homólogo de 2019.

Chaves investe na ecovia transfronteiriça do Tâmega e nos balneários termais

05-08-2020 (19h13)

O município de Chaves vai aplicar cerca de 830 mil euros em dois projectos que visam prolongar a ecovia transfronteiriça do Tâmega e promover e valorizar a oferta dos balneários termais do concelho.

Opinião e Análise