Açores prorrogam calamidade pública nas ilhas com ligação aérea ao exterior

15-09-2020 (14h48)

Faial, Açores
Faial, Açores

O Governo dos Açores anunciou hoje a prorrogação até 1 de Outubro da situação de calamidade pública, devido à pandemia de covid-19, nas cinco ilhas da região com ligação aérea ao exterior.

A prorrogação da declaração da situação de calamidade pública, diz o executivo em nota enviada à imprensa, afecta as ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial e durará até às 24h00 de 1 de Outubro.

As ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo, sem ligações aéreas directas ao continente português, manterão a situação de alerta até à mesma data.

O executivo regional lembra que até segunda-feira existiam 46 casos positivos activos nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Graciosa.

"Acresce que, perante a evolução da situação da pandemia a nível global, e tendo em conta as ligações aéreas do exterior às ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial, continua a justificar-se a prorrogação da declaração da situação de calamidade pública nestas ilhas, bem como a prorrogação da situação de alerta nas ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo", é dito também.

Foi também determinado que, após a reabertura do espaço marítimo nacional a navios de cruzeiro e iates provenientes de portos internacionais, "deve ser promovida a normalização da atracagem desses navios nos portos e marinas do arquipélago, e desde que os respectivos passageiros façam teste à chegada, salvo se a Autoridade de Saúde Regional o dispensar, atendendo ao tempo de viagem sem escalas e à ausência de sintomatologia".

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Açores

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Antiga escola de Gavião vai ser centro interpretativo de percursos pedestres

01-10-2020 (17h37)

Uma antiga escola de Gavião, no distrito de Portalegre, vai ser reabilitada e transformada num centro interpretativo de percursos pedestres e centro de BTT, num investimento superior a 470 mil euros.

CCB quer fechar contrato este ano com Mota Engil para hotel e zona comercial

01-10-2020 (16h57)

O Centro Cultural de Belém (CCB) espera assinar ainda este ano o contrato com a construtora Mota Engil, para a construção e exploração de um hotel e zona comercial nos módulos que faltam ao edifício original.

África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal por ser de “alto risco”

01-10-2020 (16h43)

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou o ministro do Interior sul-africano.

Tailândia prolonga estado de emergência até 31 de Outubro

01-10-2020 (16h41)

A Tailândia prolongou até 31 de Outubro o Estado de Emergência decretado para conter a propagação da covid-19.

Presidente da Turismo Porto e Norte alerta que competição no turismo será “feroz"

01-10-2020 (16h29)

O presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte alertou hoje o Governo que a competição com “grandes potências” turísticas será “feroz” em tempo de pandemia e pede a revisão do modelo de financiamento para promoção internacional.

Opinião e Análise