António Costa diz que Europa começa a perceber que os surtos de covid-19 em Portugal são localizados

14-07-2020 (16h16)

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou estar convicto de que os países da União Europeia começam "finalmente" a perceber que o aumento do número de casos de covid-19 em Portugal é muito localizado, assumindo que também tem sensibilizado os seus homólogos europeus.

"Tenho [sensibilizado] e acho que finalmente começou a ser percebido em algumas chancelarias qual é a grande disparidade da situação em Portugal. Nós temos hoje um país onde praticamente a situação está com baixíssimos números e depois temos 19 freguesias, em mais de 3.000, onde há um número de novos casos muito significativo", afirmou, durante uma deslocação a Haia, durante a qual também abordou o tema com o seu homólogo holandês, Mark Rutte, no quadro dos esforços para fazer passar essa mensagem, que disse acreditar estar a passar.

António Costa apontou que "a Bélgica, por exemplo, ontem [Domingo] percebeu isso e já fez uma diferenciação muito clara de Lisboa relativamente ao resto do país; a Holanda, que tinha colocado Porto juntamente com Lisboa, já retirou Porto", e revelou que teve uma conversa telefónica com o seu homólogo irlandês, com a mesma preocupação de explicar a situação dos números da covid-19 e a necessária diferenciação.

"Procurei sensibilizá-lo também para essa diferenciação e que, designadamente, zonas que são destinos turísticos tradicionais dos irlandeses, como o Algarve e como a Madeira, estão numa situação claramente distinta destas 19 freguesias", referiu.

Segundo António Costa, "esta mensagem é importante, porque as pessoas veem os números globais por país e depois muitas vezes não têm noção da situação".

Sobre a decisão de ontem das autoridades belgas de colocarem Alentejo e Algarve sob alerta laranja, António Costa desvalorizou a questão, considerando que "uma mera recomendação de que se vá ao médico" não é "um grande desincentivo" a que as pessoas viajem para essas regiões, e observou que a Bélgica até "teve o cuidado de descrever no quadrozinho que publicou o nome das 19 freguesias que estão sob alerta vermelho.

Por outro lado, o primeiro-ministro português notou que, nas semanas de referência tidas em conta, "o Algarve e o Alentejo foram hiperinflacionados por dois fenómenos absolutamente atípicos: a festa de Odiáxere", que disse esperar "que não se repita em mais nenhum sítio do Algarve, e a situação no lar de Reguengos de Monsaraz", duas situações que se traduziram num "número anómalo de novos casos que não correspondem ao padrão das regiões".

António Costa aproveitou a oportunidade para sublinhar a "responsabilidade individual de cada um", e que "ninguém pode alienar", sublinhando que "ninguém pode ignorar que cada vez que há uma distração, isso tem um preço, e um preço muito elevado", de saúde, mas "também de saúde económica de toda uma região", como foi o caso de Odiáxere, onde se realizou uma festa que esteve na origem de um grande surto.

"Que não seja repetida e que as pessoas tenham aprendido a lição, porque todo o Algarve e todo o país estão a pagar um preço muito elevado por aquela festinha. Portanto, brincadeiras destas não podem continuar, e acho que as pessoas todas também já perceberam, e espero que tenham outro tipo de comportamento", concluiu.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Associação vai criar rota gastronómica para valorizar queijos da região Centro

13-08-2020 (16h17)

A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) vai criar uma rota turística e gastronómica para valorizar e promover aquele produto regional, nomeadamente as marcas "Beira Baixa", "Serra da Estrela" e "Rabaçal".

ATA investe em campanha publicitária no Reino Unido

12-08-2020 (17h38)

A Associação Turismo do Algarve (ATA) vai reforçar a mensagem de que a região é um destino seguro junto do Reino Unido, através de uma campanha publicitária que será emitida na estação de televisão Channel 5, foi hoje anunciado.

Cascais cria conjunto de medidas de apoio ao turismo local

10-08-2020 (16h19)

A Câmara Municipal de Cascais, no distrito de Lisboa, vai apoiar o turismo local com "isenção ou suspensão de taxas" no sector e realizar testes à Covid-19 aos funcionários de hotéis e alojamentos locais, anunciou hoje o município.

Emirates adia retoma dos voos para o Porto para o Verão IATA de 2021

10-08-2020 (13h03)

A Emirates, maior companhia do mundo em tráfego internacional medido em RPK (passageiros x quilómetros voados), adiou o recomeço dos voos Dubai – Porto para o início do Verão IATA 2021, em finais de Março do próximo ano.

Revive lança concurso para recuperação do Mosteiro de Santo André de Rendufe para turismo

08-08-2020 (08h48)

O Governo anunciou ontem a abertura de concurso para a concessão por 50 anos do Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares, Braga, no âmbito do programa Revive, pelo qual já foram concessionados 16 imóveis, com cerca de 135,5 milhões de euros de investimento na sua recuperação e rendas anuais na ordem dos 4,4 milhões de euros.

Opinião e Análise