Bares podem reabrir no Domingo com regras dos restaurantes

30-07-2021 (10h47)

Foto Kelsey Knight / Unsplash
Foto Kelsey Knight / Unsplash

Os bares podem abrir a partir de Domingo, 1 de Agosto, mas sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes no âmbito da pandemia da covid-19, esclareceu o Governo.

Segundo informação disponibilizada no portal do Governo https://covid19estamoson.gov.pt/, o Conselho de Ministros incluiu a reabertura dos bares, "sujeitos às regras da restauração", na primeira fase do plano de levantamento gradual das restrições que aprovou esta quinta-feira.

Fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros explicou à Lusa que os bares terão de funcionar com as regras de limites de lotação e de ocupação dos espaços impostas aos restaurantes.

Assim, os clientes dos bares terão, por exemplo, de se manter sentados e terão de ser respeitados limites no número de pessoas por mesa, disse a mesma fonte.

Esta informação corrige a que foi inicialmente divulgada no final do Conselho de Ministros e apresentada pelo primeiro-ministro, António Costa, segundo a qual os bares permaneceriam encerrados na fase de levantamento de restrições que se inicia no próximo Domingo.

Segundo a informação disponibilizada no portal do Governo dedicado à pandemia, "os estabelecimentos de restauração e similares" passam, em 1 de Agosto, a poder estar abertos até às 2h da madrugada e com "a regra do máximo de 6 pessoas por mesa no interior ou 10 pessoas nas esplanadas", alargando-se a todo o território do continente a obrigação de os clientes no interior apresentarem um certificado digital de vacinação ou um teste negativo à covid-19 às sextas-feiras a partir das 19h, ao fim de semana e aos feriados.

"Os bares e outros estabelecimentos de bebidas sem espectáculo e os estabelecimentos de bebidas podem funcionar, com sujeição às regras estabelecidas para o sector da restauração e similares, desde que observem as regras e orientações em vigor e as especificamente elaboradas pela Direção-Geral da Saúde", especifica a informação disponível no mesmo site.

Já na fase três do plano, em Outubro, os bares "reabrem actividade habitual mediante apresentação de Certificado Digital Covid da UE ou de um teste com resultado negativo", informa o Governo.

Também será nesta terceira fase que as discotecas reabrirão, com a mesmas regras dos bares.

As três novas fases de levantamento das restrições em vigor por causa da pandemia estão associadas à taxa de vacinação esperada nas próximas semanas: 01 de agosto (57% população vacinada), 5 de Setembro (71%) e Outubro (85%).

O primeiro-ministro anunciou que as medidas vão passar a ter uma dimensão nacional, deixando de existir restrições em função da situação de cada concelho.

(Notícia Lusa)

Ver também:

Espectáculos com lotação de 66% permitidos a partir de Domingo

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de Domingo

Governo permite regresso de público aos eventos desportivos com regras

António Costa anuncia fim das restrições de horários na restauração e comércio

Fim do dever de recolhimento nos concelhos de maior risco a partir de Domingo

Utilização de máscara deixa de ser obrigatória na via pública em Setembro

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Covid-19


Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pandemia enfatizou importância da sustentabilidade na aviação – CEO da TAP

16-09-2021 (17h22)

A CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, disse hoje que indústria da aviação foi “bastante afectada” pela pandemia de covid-19 e, com esta crise, ganharam importância as questões da sustentabilidade.

Portugal espera atingir este ano metade das receitas turísticas de 2019

16-09-2021 (16h49)

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, disse que Portugal espera atingir este ano metade das receitas turísticas de 2019, pré-pandemia, mantendo "a ambição" de alcançar em 2027 a marca de 28 mil milhões de euros.

Pandemia alertou para necessidade de gerir turismo em excesso - Pedro Siza Vieira

16-09-2021 (16h30)

A pandemia de covid-19 mostrou que “o problema do turismo em excesso precisa de ser gerido”, disse hoje o ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, durante uma conferência em Évora.

Turismo e Mobilidade Sustentável em debate amanhã nas “Conversas com Futuro”

16-09-2021 (14h51)

O Centro Europe Direct Algarve, em parceria com a CCDR Algarve e a Região de Turismo do Algarve (RTA), promove esta sexta-feira uma conversa sobre Turismo e Mobilidade Sustentável, inserida no ciclo “Conversas com Futuro”.

Portugal continental sai do vermelho nos mapas sobre viagens na UE

16-09-2021 (14h43)

As regiões de Portugal continental melhoraram hoje para ‘risco moderado’ nos mapas do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), sobre decisões sobre viagens na União Europeia (UE), categoria para a qual passaram também os Açores.

Opinião e Análise