Conselho de Ministros prolonga agonia da crise na TAP

02-07-2020 (19h22)

O Governo manteve hoje, após o Conselho de Ministros que tinha sido apontado ser a derradeira instância para uma solução sobre a TAP, o discurso do ou aceitam o acordo ou haverá nacionalização, que repete pelo menos desde ontem.

No final da reunião do Governo, Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, anunciou que o Governo aprovou hoje um diploma de ajuda financeira à TAP e avisou que “se se frustrar” o acordo de princípio com os privados “o Conselho de Ministros reunirá imediamente para aprovar o diploma da nacionalização” da companhia aérea.

O Governo aprovou uma “resolução fundamentada reconhecendo que existe um grave prejuízo para o interesse público na imediata inibição do acto administrativo ou na impossibilidade da execução do mesmo que conceda ou autorize a ajuda financeira ao Grupo TAP ou à TAP”, afirmou a governante após o Conselho de Ministros.

“Este diploma foi aprovado por quaisquer que sejam as decisões ainda a tomar”, afirmou Mariana Vieira da Silva, sublinhando que “era necessário tomar uma decisão relativamente ao processo em curso”.

A ministra afirmou “que existe neste momento um acordo de princípio com os privados para viabilizar a intervenção na TAP” e alertou que “se se frustrar esse compromisso, o Conselho de Ministros reunirá imediamente para aprovar o diploma da nacionalização da TAP”.

“Estamos nesta a fase a discutir temas técnico-jurídicos e o Conselho de Ministros está preparado para reunir imediatamente caso este acordo se frustre”, reforçou a ministra.

Sem revelar mais pormenores, Mariana Vieira da Silva disse apenas que “no momento em que existirem novidades, o senhor ministro das Infra-estruturas e da Habitação e o senhor ministro de Estado e das Finanças farão uma conferência de imprensa”.

 

Clique para ver mais: TAP

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Emirates adia retoma dos voos para o Porto para o Verão IATA de 2021

10-08-2020 (13h03)

A Emirates, maior companhia do mundo em tráfego internacional medido em RPK (passageiros x quilómetros voados), adiou o recomeço dos voos Dubai – Porto para o início do Verão IATA 2021, em finais de Março do próximo ano.

Revive lança concurso para recuperação do Mosteiro de Santo André de Rendufe para turismo

08-08-2020 (08h48)

O Governo anunciou ontem a abertura de concurso para a concessão por 50 anos do Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares, Braga, no âmbito do programa Revive, pelo qual já foram concessionados 16 imóveis, com cerca de 135,5 milhões de euros de investimento na sua recuperação e rendas anuais na ordem dos 4,4 milhões de euros.

Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim conquistam certificações

07-08-2020 (17h50)

A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim (pão pequeno cozido no forno a lenha) conquistaram selos de certificação em Portugal, anunciou o município de Almeirim, apontando um "reconhecimento da genuinidade" e uma "mais valia económica e turística".

Tourism Explorers regressa a Setúbal para encontrar empreendedores

07-08-2020 (17h29)

O programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo, Tourism Explorers, vai regressar a Setúbal para apostar “na capacitação de empreendedores”, informou o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Aeroportos europeus perderam perto de 1.000 milhões de passageiros até ao fim de Julho

07-08-2020 (13h04)

Julho foi mais um mês de grande quebra de passageiros nos aeroportos europeus, informou hoje o Airports Council International (ACI), que avançou a estimativa de uma quebra de 208 milhões no mês, acrescentando que, dessa forma, desde o início do ano os aeroportos europeus estão com menos 969 milhões e passageiros que no período homólogo de 2019.

Opinião e Análise