CTP não perde oportunidade de apontar “erro” da não dedutibilidade do IVA no MICE

26-11-2017 (22h38)

Foto de Nuno Carvalho, Click and Play, distribuída pela APAVT
Foto de Nuno Carvalho, Click and Play, distribuída pela APAVT

Empresas de turismo ainda “estão de facto bastante depauperadas”

O presidente da Confederação do Turismo Português (CTP) revelou ao Congresso da APAVT que teve oportunidade de levantar a questão da dedutibilidade do IVA junto do ministro das Finanças, Mário Centeno, que foi o representante do Governo na última reunião do Conselho de Concertação Social.

“Ainda na última Conselho Permanente de Concertação Social quem esteve presente foi justamente o ministro Mário Centeno e tivemos mais uma vez a insistência de dizer e explicar o que é o erro de não haver esta dedutibilidade do IVA no MICE e a falta de competitividade que isto é para o nosso país”, relatou Francisco Calheiros.

O presidente da Confederação referia-se a questões que foram apontadas pelo presidente da APAVT no seu discurso de abertura do 43º Congresso, reunido em Macau (para ler clique: “O sector das agências de viagens continuará a responder presente, criando valor para o cliente”, presidente da APAVT) como a nova directiva europeia sobre protecção de dados, sobre a qual disse ir promover, assim que regresse a Portugal, uma reunião com as Associações que integram a Confederação, porque “é uma questão que é completamente transversal em a todas as outras associações”.

Francisco Calheiros, por outro lado, ‘pôs água na fervura’ quanto ao ‘milagre do turismo em Portugal’.

“Sobre o turismo em 2017 no nosso país. Nos tínhamos todos previsto um bom ano turístico, se nada de anómalo acontecesse. Nada de anómalo aconteceu e, portanto, naqueles três índices que normalmente nós nos debruçamos, ou seja os hóspedes, as dormidas e as receitas, tudo subiu a 10% ou quase a 10% e as receitas subiram bem mais que os 10%”, começou por enquadrar o seu raciocínio, acrescentando de seguida:

“Mas atenção, as receitas de 2017 são neste momento equivalentes às de 2007”.

Francisco Calheiros realçou mesmo que as empresas do turismo “estão de facto bastante depauperadas” porque foram muito atingidas pelo “período muito atribulado pelo qual passámos”.

“Basta, para quem tem interesse, ler a central de balanços do Banco de Portugal onde está exactamente explicitada a situação patrimonial das nossas empresas”, prosseguiu o presidente da CTP que disse ainda que “é preciso muito mais anos como este para consolidarmos as nossas empresas”.

 

O PressTUR está em Macau a convite da APAVT

 

Clique para mais notícias: APAVT

Clique para mais notícias: Congresso da APAVT

Clique para mais notícias: CTP

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

75% das agências de viagens recorreram a linhas de apoio – Rita Marques

03-12-2021 (18h17)

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou hoje em Aveiro, no 46º Congresso da APAVT, que "75% das agências de viagens socorreram-se até ao momento das várias linhas de apoio disponibilizadas" desde o início da pandemia de covid-19.

Portugal vacina mais de 2 milhões contra a gripe e reforça 1,4 milhões contra o coronavírus

03-12-2021 (17h54)

Mais de dois milhões de pessoas já foram vacinadas contra a gripe e mais de 1,4 milhões receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, divulgou a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Foram multadas 13 companhias aéreas no segundo dia de restrições

03-12-2021 (17h33)

No segundo dia da obrigatoriedade de desembarcarem em Portugal continental apenas passageiros com teste negativo à covid-19 ou certificado de recuperação, 13 companhias aéreas e 59 passageiros foram multados nos aeroportos portugueses.

Portugal registou o maior número de mortes por covid desde Março

03-12-2021 (17h24)

Portugal registou ontem mais 2.535 casos de infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 21 mortes atribuídas à covid-19, registando-se uma ligeira redução dos internamentos, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

João Fernandes reeleito presidente da Associação Turismo do Algarve

03-12-2021 (16h26)

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), foi reeleito para um segundo mandato na presidência da Associação Turismo do Algarve (ATA), entidade que promove a região nos mercados externos.

Opinião e Análise