Governo adia levantamento de algumas restrições na Área Metropolitana de Lisboa

29-05-2020 (18h25)

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo decidiu adiar para a Área Metropolitana de Lisboa o levantamento de restrições decretadas para travar a expansão da covid-19.

A decisão decorre de o Governo ter alertado haver “motivo de preocupação no que diz respeito à evolução [da covid-19] na Área Metropolitana de Lisboa”, sem afectar, no entanto, a avaliação global “que é positiva para a generalidade do país”.

A decisão trava a reabertura dos centros comerciais e lojas do cidadão, bem como a realização de feiras.

O primeiro-ministro enfatizou que o Governo “apenas três excepções”, que são a interdição de ajuntamentos com mais de dez pessoas, enquanto no resto do país são 20, a interdição dos centros comerciais e das lojas com mais de 400 metros quadrados, tendo especificado as lojas do cidadão, e as feiras.

António Costa também anunciou que a próxima avaliação da sitaução será na próxima quinta-feira, permitindo assim encurtar o tempo de manutenção das restrições.

O primeiro-ministro também destacou que a evolução geral mostra que as medidas de desconfinamento “não têm tido um impacto negativo” na evolução da covid-19 em Portugal, pelo que “estão reunidas as condições” para avançar na retoma.

“Na avaliação do Governo, estão, a nível nacional, reunidas as condições para podermos avançar na concretização das medidas de confinamento que tínhamos previsto para o final de Maio, princípio de Junho”, afirmou o chefe de governo em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa.

De acordo com o primeiro-ministro, a evolução da doença em Portugal tem sido positiva, o que demonstra que o desconfinamento “não têm tido um impacto negativo”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo revela “uma ligeira tendência decrescente”

06-07-2020 (18h50)

A situação sobre os casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo regista “uma estabilidade” nos últimos dias, verificando-se “uma ligeira tendência decrescente”, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

Portugal tem mais seis mortes e 232 casos de covid-19

06-07-2020 (18h49)

Os dados divulgados hoje pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal contabilizou ontem mais seis óbitos e mais 232 casos de covid-19, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Três ruas no centro histórico de Lisboa passam a pedonais

06-07-2020 (18h33)

As ruas dos Bacalhoeiros, Nova da Trindade e João das Regras, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, vão passar a ser pedonais, numa decisão tomada na sequência da crise provocada pela covid-19.

Voos de e para Luanda limitados a 75% da capacidade e 1/3 da frequência

06-07-2020 (17h28)

Os voos de/para Luanda, uma rota em que no ano passado voaram 517,2 mil passageiros e que a TAP indica no seu website ter planeado retomar duas vezes por semana este mês e chegar a quatro por semana em Agosto, terão limitações de capacidade e frequência fixadas por Angola.

British Airways programa 20 voos para Lisboa e Faro esta semana

06-07-2020 (16h59)

A programação da companhia britânica British Airways para esta semana inclui 20 voos para Lisboa e Faro de Londres Heathrow, a despeito da imposição de quarentenas aos passageiros que cheguem de Portugal.

Opinião e Análise