Grupo TAP terá menos 1.600 trabalhadores até ao fim do ano

16-10-2020 (10h10)

A330neo (foto: TAP)
A330neo (foto: TAP)

O Grupo TAP já dispensou 1.200 trabalhadores e deverá chegar ao final do ano com menos 1.600, revelou Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação.

"Não podemos manter artificialmente uma dimensão que não tem adesão ao mercado em que estamos hoje a operar", afirmou Pedro Nuno Santos em audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

Isso "implica que no processo de reestruturação seja feito o redimensionamento" da companhia, afirmou o governante. "Não podemos manter emprego que depois não tem trabalho", rematou.

Pedro Nuno Santos realçou que a TAP vai fazendo o seu trabalho “num quadro de maior dificuldade do que uma empresa low cost, tendo em conta que as ligações atlânticas estão paradas e realçando que empresas como a Ryanair estão a “queimar dinheiro”, porque partiam de um ponto de liquidez “incomparável”.

Criticado pelo Bloco de Esquerda sobre a escolha do Boston Consulting Group (BGC) para elaborar o plano de reestruturação da TAP, o ministro pediu ao partido que “indique uma empresa consultora aceitável de acordo com os seus parâmetros”.

O ministro não detalhou as medidas previstas no plano de reestruturação, recordando apenas que o prazo para o apresentar acaba em 10 de Dezembro.

“Os objectivos são muito claros: garantir a sustentabilidade da TAP. Temos de encontrar as soluções que nos ofereçam as garantias mínimas de garantir a sustentabilidade”, salientou.

“Este é o dossier mais difícil que eu tenho como ministro das Infraestruturas”, reconheceu o governante, recusando a ideia de que “a TAP seria facilmente substituída por outra companhia”.

“A TAP facturou 3,3 mil milhões de euros em 2019, 80% com clientes estrangeiros”, salientou, assegurando que a companhia aérea é “dos maiores exportadores nacionais”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: TAP

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ocupação da capacidade hospitalar para covid-19 ultrapassou os 80%

30-10-2020 (15h50)

A ocupação de camas de enfermaria de doentes com covid-19 situa-se nos 84%, com 81% nas Unidade de Cuidados Intensivos, verificando-se no Norte uma maior pressão sobre os hospitais, segundo o secretário de Estado da Saúde.

Porto Santo integra Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO

30-10-2020 (15h46)

A ilha de Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, vai integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, elevando para 12 o número de reservas portuguesas inscritas neste programa.

Portugal teve ontem mais 40 mortos por covid-19

30-10-2020 (14h49)

Mais 40 doentes com covid-19 faleceram durante o dia de ontem, a somar aos 2.428 que ocorreram desde o início da pandemia em Portugal até quarta-feira, pelo que o total de óbitos está próximo dos 2.500, em 2.468.

Portugal atinge novo máximo de 275 internados em cuidados intensivos

30-10-2020 (14h32)

Portugal atingiu hoje um novo máximo de 275 pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) desde o início da pandemia de covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Airmet promove sessões com operadores turísticos para conhecer produto e debater desafios

30-10-2020 (12h49)

A Airmet vai promover durante a próxima semana sessões com operadores turísticos exclusivas para os seus associados, onde espera conhecer a estratégia destes fornecedores e a sua oferta para o próximo ano.

Opinião e Análise