Madeira espera voltar a receber cruzeiros em Novembro

14-09-2020 (10h25)

O movimento de navios de cruzeiros nos portos da Madeira deverá ser retomado em Novembro, mas tudo dependerá da situação internacional da pandemia da covid-19, disse o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

O governante madeirense falava durante uma visita no fim-de-semana a várias obras de beneficiação que foram realizadas no Porto do Funchal, no valor de 5,2 milhões de euros, nomeadamente o reforço de segurança do cais Sul e instalação de novos cabeços de amarração de navios com capacidade de carga superior a 150 toneladas.

Na altura, Miguel Albuquerque apresentou ainda a nova gare do cais Norte, no valor de 800 mil euros, cujas obras começarão em Novembro.

"Estamos a preparar tudo para quando for possível ter o recomeço desta actividade importante para nós", declarou, lembrando que em 2019 o Porto do Funchal recebeu 585.000 turistas, cujo impacto na economia da cidade está estimada em 50 milhões de euros (clique para ler: Cruzeiros no Funchal atingiram novo recorde anual de passageiros em 2019 / Cruzeiros na Madeira começam 2020 com recorde de passageiros por ‘explosão’ dos turnaround).

Realçando que todos os passageiros passarão a viajar com teste realizado e que os navios passarão a ter uma secção para a covid-19, Miguel Albuquerque realçou, contudo, que o problema é saber como proceder quando um passageiro desembarca num país com transmissão comunitária activa. "Como volta para o barco", questionou.

O Governo Regional já investiu 600 mil euros na política de controlo à chegada aos portos do arquipélago.

As obras visitadas pelo governante incluíram o reforço do manto de protecção do molhe Sul do Porto do Funchal e a substituição dos cabeços de amarração dos cais 2 e 3, tendo sido instalados 36 novos cabeços de atracação.

O Governo Regional, através da Administração de Portos da Madeira - APRAM, vai dar início às obras de construção do novo edifício de apoio ao Cais 6 do Porto do Funchal, que recebe, anualmente, cerca de 50 escalas de navios de cruzeiros.

A nova infraestrutura tem como objectivo principal servir o tráfego de passageiros provenientes dos navios de cruzeiro que atracam no lado Norte do porto.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Madeira

Clique para ver mais: Cruzeiros

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

IATA reclama acção dos governos para evitar “iminente catástrofe” económica e desemprego

27-10-2020 (17h04)

A IATA, associação internacional de companhias de aviação, reclamou hoje dos governos "acção firme" para evitar uma "catástrofe" iminente com quebra da actividade económica em 1,8 biliões de dólares e perda de 46 milhões de empregos.

Wizz Air vai voar de Doncaster Sheffield para Lisboa e Faro a partir de Dezembro

27-10-2020 (16h57)

A Wizz Air, que inaugurou na semana passada uma base em Doncaster Sheffield, no Reino Unido, vai reforçar em Dezembro a sua oferta de voos a partir desse aeroporto britânico com ligações a Lisboa e Faro.

Hilton escolhe o Porto para estrear a marca Tapestry Collection em Portugal

27-10-2020 (11h35)

A Hilton vai estrear a sua marca de hotéis de luxo Tapestry Collection em Portugal no início do próximo Verão, com o Sé Catedral Hotel Porto, uma unidade com 77 quartos, bar e restaurante.

Passageiros de cruzeiros terão que fazer teste à chegada à Madeira e aguardar resultado em confinamento

27-10-2020 (11h15)

Os passageiros dos navios de cruzeiro cujo destino final seja a Madeira terão de efectuar teste à covid-19 e aguardar o resultado em confinamento num hotel requisitado pelo Governo Regional, indicou hoje a Administração dos Portos da região.

Turismo de Lisboa lança call center de informação turística

27-10-2020 (11h14)

A Associação Turismo de Lisboa lançou um novo call center para disponibilizar a visitantes portugueses e estrangeiros informação turística e cultural sobre o destino, bem como reservar espectáculos, hotéis e restaurantes.

Ultimas Noticias

Opinião e Análise