Número de chegadas do Brasil de doentes com covid-19 “é muito baixo”, António Costa

16-06-2020 (18h41)

O primeiro-ministro António Costa revelou à imprensa estrangeira que apenas 11 das 8.777 pessoas procedentes do Brasil que chegaram a Portugal desde 15 de Março estavam infectadas pelo coronavírus que provoca a covid-19.

“Temos tido o registo de baixíssimos casos de pessoas infectadas com origem no Brasil”, comentou o primeiro-ministro, citado pelo jornal brasileiro “Folha de S. Paulo”.

Ainda assim, António Costa declarou que “a partir do momento que houver uma sinalização por parte da Agência Europeia de Prevenção da Doença, nós cumpriremos a regra comum relativa a países terceiros”.

Actualmente, há ligações aéreas com o Brasil porque Portugal avançou com a prerrogativa de incluir o Brasil nas excepções à interdição de entradas de países não europeus, mas segundo o jornal brasileiro “com a disparada de casos no Brasil”, a decisão portuguesa de manter voos de/para o Brasil “tem sido vista negativamente em outros países europeus”.

Em respostas aos jornalistas, António Costa, segundo o “Folha de S. Paulo”, disse que não tem havido contactos com o Brasil sobre a pandemia de covid-19, mas que, “se o governo brasileiro desejar, poderá sempre contar com Portugal”.

O primeiro-ministro também enfatizou que o recente aumento de casos de novos infectados na região de Lisboa e Vale do Tejo reflecte a opção de testar mais, avançando que Portugal já conta um milhão de testes.

António Costa, aliás, apontou Portugal como “um país particularmente seguro”, e apontou como razão que “o conjunto da população internalizou a necessidade de evitar comportamentos de risco”.

 

Clique para mais notícias: Portugal


 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Revive lança concurso para recuperação do Mosteiro de Santo André de Rendufe para turismo

08-08-2020 (08h48)

O Governo anunciou ontem a abertura de concurso para a concessão por 50 anos do Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares, Braga, no âmbito do programa Revive, pelo qual já foram concessionados 16 imóveis, com cerca de 135,5 milhões de euros de investimento na sua recuperação e rendas anuais na ordem dos 4,4 milhões de euros.

Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim conquistam certificações

07-08-2020 (17h50)

A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim (pão pequeno cozido no forno a lenha) conquistaram selos de certificação em Portugal, anunciou o município de Almeirim, apontando um "reconhecimento da genuinidade" e uma "mais valia económica e turística".

Tourism Explorers regressa a Setúbal para encontrar empreendedores

07-08-2020 (17h29)

O programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo, Tourism Explorers, vai regressar a Setúbal para apostar “na capacitação de empreendedores”, informou o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Aeroportos europeus perderam perto de 1.000 milhões de passageiros até ao fim de Julho

07-08-2020 (13h04)

Julho foi mais um mês de grande quebra de passageiros nos aeroportos europeus, informou hoje o Airports Council International (ACI), que avançou a estimativa de uma quebra de 208 milhões no mês, acrescentando que, dessa forma, desde o início do ano os aeroportos europeus estão com menos 969 milhões e passageiros que no período homólogo de 2019.

Chaves investe na ecovia transfronteiriça do Tâmega e nos balneários termais

05-08-2020 (19h13)

O município de Chaves vai aplicar cerca de 830 mil euros em dois projectos que visam prolongar a ecovia transfronteiriça do Tâmega e promover e valorizar a oferta dos balneários termais do concelho.

Opinião e Análise