Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve passa a integrar rede da OMT

17-01-2020 (11h22)

O Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, lançado em Março de 2019, vai passar a integrar a rede da Organização Mundial do Turismo (OMT), o que vai permitir "aumentar a competitividade turística do Algarve", segundo o presidente da Região de Turismo, João Fernandes.

"O reconhecimento do observatório regional pela OMT acontecerá dia 23 durante a Fitur, a feira de turismo de Madrid", anuncia a Região de Turismo do Algarve (RTA) num comunicado.

João Fernandes, presidente da RTA, citado nessa nota, afirma que “a sustentabilidade de um território pressupõe uma preocupação com os recursos naturais e com a qualidade de vida futura das populações que o habitam e visitam, sendo por isso necessário promover a coesão territorial e um crescimento económico equilibrado”.

“O observatório regional guia-nos nesse caminho, ao desenvolver metodologias para a sustentabilidade no turismo e ao dotar-nos de conhecimento científico sobre a região”, afirmou Jorão Fernandes, acrescentando que a integração na International Network of Sustainable Tourism Observatories (INSTO) tornará “ainda mais fácil trocar informação com os parceiros da rede, aplicar técnicas de gestão e de monitorização similares e, por fim, aumentar a competitividade turística do Algarve”.

A INSTO conta actualmente com a participação de países como a China, a Grécia, o Brasil, os EUA e a Itália.

O processo de integração iniciou há menos de um ano e foi liderado pela RTA, com apoio do Turismo de Portugal e em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Universidade do Algarve.

A RTA acrescenta ainda que nesta edição da Fitur vai apostar na promoção dos segmentos de natureza, cultura, gastronomia, golfe e sol e mar. O mercado espanhou “gerou mais de 401 mil dormidas no Algarve fora dos meses de época alta em 2019 (+12,2% do que em igual período de 2018)”, conclui a entidade.

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Algarve

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Portugal soma mais de 849 cidadãos infectados com covid-19

19-09-2020 (17h42)

A Direcção Geral de Saúde indicou que ontem foram identificados mais 849 cidadãos infectados com covid-19, depois de na véspera terem sido 780, e, assim, o número de casos activos eleva-se a 20.722, mais 493 que na véspera.

Primeiro-ministro alerta que Portugal pode atingir os mil novos casos diários de covid-19 na próxima semana

18-09-2020 (17h16)

O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal está a acompanhar a tendência europeia de aumento de infetados com o novo coronavírus e advertiu que, se essa evolução se mantiver, poderá atingir os mil novos casos diários de covid-19 na próxima semana.

Postos de turismo da Eurocidade Chaves-Verin somaram 13 mil visitas em Agosto

18-09-2020 (17h10)

A rede de postos de turismo da Eurocidade Chaves-Verín somou cerca de 13 mil visitas em Agosto, sendo portugueses 85% dos turistas que visitaram os postos na cidade de Chaves.

Gastos turísticos dos portugueses caem menos que as receitas turísticas em Julho

18-09-2020 (16h54)

Portugal teve em Julho uma quebra do excedente da balança turística em 74,8%, pela queda das receitas turísticas (gastos de turistas estrangeiros no país) em 65,9% ampliada por uma quebra menor dos gastos dos portugueses em turismo no estrangeiro, que baixaram 41,8%.

França subiu este Julho a maior emissor para Portugal com 22% das receitas turísticas

18-09-2020 (16h52)

Os turistas residentes em França foram os que mais despenderam em Portugal em Julho deste ano, com o montante de 173,25 milhões de euros, que equivale a 22% do total de receitas turísticas portuguesas neste mês.

Opinião e Análise