Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve passa a integrar rede da OMT

17-01-2020 (11h22)

O Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, lançado em Março de 2019, vai passar a integrar a rede da Organização Mundial do Turismo (OMT), o que vai permitir "aumentar a competitividade turística do Algarve", segundo o presidente da Região de Turismo, João Fernandes.

"O reconhecimento do observatório regional pela OMT acontecerá dia 23 durante a Fitur, a feira de turismo de Madrid", anuncia a Região de Turismo do Algarve (RTA) num comunicado.

João Fernandes, presidente da RTA, citado nessa nota, afirma que “a sustentabilidade de um território pressupõe uma preocupação com os recursos naturais e com a qualidade de vida futura das populações que o habitam e visitam, sendo por isso necessário promover a coesão territorial e um crescimento económico equilibrado”.

“O observatório regional guia-nos nesse caminho, ao desenvolver metodologias para a sustentabilidade no turismo e ao dotar-nos de conhecimento científico sobre a região”, afirmou Jorão Fernandes, acrescentando que a integração na International Network of Sustainable Tourism Observatories (INSTO) tornará “ainda mais fácil trocar informação com os parceiros da rede, aplicar técnicas de gestão e de monitorização similares e, por fim, aumentar a competitividade turística do Algarve”.

A INSTO conta actualmente com a participação de países como a China, a Grécia, o Brasil, os EUA e a Itália.

O processo de integração iniciou há menos de um ano e foi liderado pela RTA, com apoio do Turismo de Portugal e em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Universidade do Algarve.

A RTA acrescenta ainda que nesta edição da Fitur vai apostar na promoção dos segmentos de natureza, cultura, gastronomia, golfe e sol e mar. O mercado espanhou “gerou mais de 401 mil dormidas no Algarve fora dos meses de época alta em 2019 (+12,2% do que em igual período de 2018)”, conclui a entidade.

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Algarve

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Conselho de Ministros prolonga agonia da crise na TAP

02-07-2020 (19h22)

O Governo manteve hoje, após o Conselho de Ministros que tinha sido apontado ser a derradeira instância para uma solução sobre a TAP, o discurso do ou aceitam o acordo ou haverá nacionalização, que repete pelo menos desde ontem.

Bruxelas lança processo de infração a Portugal pelos ‘vouchers’ para reembolsos de clientes

02-07-2020 (13h19)

A Comissão Europeia decidiu hoje lançar processos de infração contra Portugal e outros nove Estados-membros por violação das leis comunitárias sobre direitos dos passageiros ao admitir vouchers para reembolsar clientes por viagens não efectuadas devido à pandemia de covid-19.

Pousadas de Juventude dos Açores agora são Azores Youth Hostels

01-07-2020 (17h15)

As cinco Pousadas de Juventude dos Açores, localizadas em Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge e Pico, passaram a designar-se Azores Youth Hostels e têm uma nova "linha identitária que promoverá o conforto, espaços de partilha comunitária, relaxamento e experiências únicas".

Turkish Airlines retoma rota Istambul – Lisboa a 10 de Julho com quatro voos/semana

01-07-2020 (16h39)

A companhia de aviação turca Turkish Airlines, parceira da TAP na Star Alliance, já tem à venda voos entre Istambul e Lisboa a partir de 10 de Julho.

easyJet retoma 80% das suas rotas de/para Portugal, mas com apenas 30% dos voos

01-07-2020 (15h37)

A easyJet anunciou que vai retomar hoje 51 rotas de/para Portugal, o que corresponde a cerca de 80% da sua rede de destinos, embora com apenas 30% do número de voos por semana.

Opinião e Análise