Peregrinação de Maio em Fátima será celebrada sem peregrinos

06-04-2020 (14h06)

Foto: www.visitportugal.com
Foto: www.visitportugal.com

O Santuário de Fátima anunciou hoje que a Peregrinação Internacional Aniversária de Maio será este ano celebrada sem a presença física de peregrinos, devido à covid-19, mas que se mantêm as principais celebrações.

Apesar de esta peregrinação não poder ser vivida nos moldes habituais, vão realizar-se "as principais celebrações na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que serão presididas pelo cardeal D. António Marto e transmitidas pelos meios de comunicação social e digital", explica.

O programa da peregrinação ainda não está totalmente decidido, mas já se sabe que, "na noite do dia 12 de Maio, será recitado o rosário, com o lucernário, e, no dia 13 de Maio, será celebrada a missa internacional".

“É com muita dor e tristeza de alma e coração, mas também com grande sentido de responsabilidade, que neste momento comunico que o Santuário de Fátima irá celebrar a grande Peregrinação Internacional Aniversária de maio sem peregrinos fisicamente presentes, como tem sido habitual”, refere o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, numa mensagem de vídeo.

No seu entender, "suspender esta peregrinação de Maio nos moldes habituais é um acto de responsabilidade pastoral e também um profundo acto de fé", que comunica "com o coração em lágrimas", por saber da importância deste momento para milhares de peregrinos.

“Peço a todos que compreendam que, em virtude da pandemia e da necessidade de evitar a propagação do vírus, esta é a única decisão sensata e responsável que poderíamos tomar. Não podemos correr riscos! Não podíamos de modo algum permitir que o nosso santuário se tornasse centro ou foco de contágio para o país e para o mundo”, justifica.

No entanto, segundo o santuário, esta peregrinação, "que assinala a primeira aparição de nossa senhora aos três pastorinhos de Fátima (em Maio de 1917), será, contudo, transmitida através dos meios de comunicação social, nos moldes habituais, permitindo que milhares de pessoas possam acompanhar as celebrações peregrinando a partir de casa".

O cardeal refere que, mesmo a partir de casa, este momento poderá ser vivido em espírito de peregrinação: "O recinto do santuário estará vazio, mas não deserto. Ainda que separados fisicamente, estaremos todos aqui espiritualmente unidos como Igreja com Maria, de modo intenso, com o coração cheio de fé”.

António Marto lamenta que os mais de 180 grupos inscritos até ao início da pandemia se tenham visto obrigados a cancelar a peregrinação e lembra que a alteração da forma de celebração também representa para o santuário “um momento muito difícil, porque não pode acolher peregrinos, que são a razão de ser deste grande hospital de campanha que ajuda a sarar tantas feridas".

“Não poderemos peregrinar em Maio, mas poderemos fazê-lo noutra altura. Aliás, devemos fazê-lo noutra altura em acção de graças”, defende.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

AHP propõe à Booking que aceite protelar devolução de dinheiro de reservas canceladas

29-05-2020 (19h13)

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal anunciou ter proposto à Booking, maior agência online em venda de estadas na hotelaria, que leve em conta as suas dificuldades de tesouraria e aumentem os prazos de devolução das reservas canceladas pela covid-19.

Passageiros numa ilha dos Açores com destino final outra deixam de ter de seguir viagem em 24 horas

29-05-2020 (18h35)

Os passageiros que se encontrem numa ilha dos Açores que não seja a do seu destino final deixam de estar obrigados a seguir viagem até 24 horas após a sua chegada, anunciou o presidente do Governo Regional.

Governo adia levantamento de algumas restrições na Área Metropolitana de Lisboa

29-05-2020 (18h25)

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo decidiu adiar para a Área Metropolitana de Lisboa o levantamento de restrições decretadas para travar a expansão da covid-19.

SATA retoma ligações entre Lisboa e os Açores a 15 de Junho

29-05-2020 (18h24)

A Azores Airlines, do grupo SATA, vai retomar a 15 de Junho as ligações aéreas entre Lisboa e Ponta Delgada e Lisboa e a Terceira, bem como entre o Funchal e Ponta Delgada.

SET anuncia em cimeira internacional que Portugal está pronto para receber visitantes

29-05-2020 (17h37)

Quando as praias reabrirem, no dia 6 de Junho, “teremos condições para voltar a receber quem quiser visitar o nosso país”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, numa cimeira da Global Travel and Tourism Resilience Council.

Opinião e Análise