Portugal aposta no enoturismo para “elevação do perfil dos turistas” que visitam o país

09-09-2021 (13h06)

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje um novo website de promoção do enoturismo em Portugal e um novo evento deste sector que terá a sua primeira edição em Fevereiro, no Porto, duas apostas que prevê que venham a contribuir "para a elevação do perfil dos turistas que nos visitam".

"Os turistas que fazem enoturismo são turistas que normalmente estão bastante tempo nos sítios, que têm um poder de compra mais elevado e, por isso, é o género de turismo que nos tem permitido fazer crescer a qualidade do turismo que temos", disse aos jornalistas Pedro Siza Vieira, no primeiro dia da 5ª Conferência Mundial de Enoturismo promovida pela Organização Mundial de Turismo (OMT), a decorrer em Monsaraz até amanhã, dia 10 de Setembro.

O enoturismo é um dos sectores que o ministro da Economia espera que venha a ter um forte contributo para a retoma das viagens. "Os turistas internacionais irão à procura de experiências diferenciadas nos próximos tempos, irão à procura de cada região que cada país tem de mais específico e mais diferenciado. E não há nada mais específico do que as regiões vitivinícolas, o terroir, o sabor, paisagem que cada região tem".

"Estamos muito convencidos de que o enoturismo vai dar um grande contributo não apenas para a retoma do turismo, mas para a elevação do perfil dos turistas que nos visitam", afirmou Pedro Siza Vieira.

Para promover o enoturismo, o ministro da Economia anunciou hoje o lançamento de um novo website que "dá a conhecer aos visitantes internacionais não apenas aquilo que são os nossos vinhos, mas também os nossos destinos turísticos ligados ao vinho".

O novo website, lançado pelo Turismo de Portugal, ficou hoje disponível em www.portuguesewinetourism.com.

Além deste portal, Pedro Siza Vieira também anunciou que a cidade do Porto vai acolher em Fevereiro de 2022 um novo evento, o Wine & Travel Week, que pretende que venha a ser "o evento de referência para o enoturismo mundial".

O ministro destacou que, desde 2019, Portugal apoiou um total de 60 projectos de enoturismo, "entre novas unidades de alojamento, salas de prova, formação de pessoal, desenho de rotas turísticas, que nos permitiram atrair bastante turistas".

Por outro lado, a melhoria da qualidade das vinhas, adegas e enólogos também teve um papel importante no reconhecimento internacional do vinho português, o que, por sua vez, teve um efeito no turismo. Segundo Pedro Siza Vieira, há uma "correlação entre o aumento das exportações de vinho para certos mercados e o aumento do número de turistas desses mercados. O vinho ajuda-nos a promover também o destino Portugal", frisou.

"O crescimento de exportações de vinho para os Estados Unidos tem uma correlação também com o crescimento dos turistas norte-americanos em Portugal. Esse é um exemplo como o Brasil também será", defendeu Pedro Siza Vieira, admitindo que "obviamente todos os factores estão aqui em causa, mas podemos dizer que o vinho é um dos factores que ajuda a construir uma marca do nosso país".

O governante salientou ainda o investimento em formação na área do turismo nos últimos dois anos, com formações específicas para o enoturismo que chegaram a 4.000 pessoas.

 

O PressTUR está na Conferência Mundial de Enoturismo a convite do Turismo de Portugal

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

AHRESP pede reforço do Adaptar Turismo que esgotou em dois dias

26-10-2021 (15h56)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) pediu hoje o reforço urgente do programa Adaptar Turismo, cuja dotação esgotou em dois dias, marcados por dificuldades no acesso à plataforma para submissão de candidaturas.

Presidente do Grupo Minor, Dillip Rajakarier, espera um "grande salto" na procura turística

26-10-2021 (15h26)

Portugal está a “abrir caminho” na recuperação turística e deverá registar um “grande salto” na procura devido ao alívio das restrições e à ampla cobertura vacinal contra a covid-19, disse hoje o presidente executivo do grupo tailandês Minor.

Rendas das casas em Lisboa mantém-se 18% abaixo do período pré-covid-19

26-10-2021 (15h08)

As rendas das casas em Lisboa terminaram o terceiro trimestre deste ano 17,9% abaixo dos níveis pré-covid, de acordo com os resultados do Índice de Rendas Residenciais da Confidencial Imobiliário hoje divulgados.

Agência Europeia de Medicamentos aprova terceira dose da Moderna para adultos

26-10-2021 (14h38)


A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deu hoje luz verde à administração da terceira dose da vacina da Moderna contra o SARS-CoV-2 a indivíduos com idades a partir dos 18 anos, para aumentar os níveis de anticorpos.

Invest in Tourism: “a montra das oportunidades de investimento no turismo em Portugal”

26-10-2021 (14h29)

O Turismo de Portugal lançou uma nova plataforma, a Invest in Tourism, que pretende ser “a montra das oportunidades de investimento no turismo em Portugal”, segundo a secretária de Estado de Turismo, Rita Marques.

Opinião e Análise