Portugal já tem transmissão comunitária da covid-19 e entra na “fase mais crítica” da doença

25-03-2020 (13h57)

“Temos transmissão comunitária, não ainda exuberante, não descontrolada, mas temos transmissão comunitária”, motivo pelo qual a partir da meia-noite “vai entrar um novo plano para abordar a covid-19”, anunciou hoje a directora geral de Saúde, Graça Freitas.

“Nós estamos neste momento em fase 3.2, que quer dizer que temos transmissão comunitária, não ainda exuberante, não descontrolada, mas temos transmissão comunitária”, começou por dizer Graça Freitas, para anunciar que “é por esse motivo que hoje, com data de início às 00h00, vai entrar um novo plano para abordar a covid-19”.

“Vamos passar das medidas da fase de contenção para as medidas da fase de mitigação”, sublinhou a directora geral de Saúde, avisando que, “como em todas as mudanças, a fase de transição pode ter alguma turbulência”.

“Não se muda de paradigma assistencial em epidemia de um dia para o outro sem que exista turbulência”, frisou Graça Freitas.

“Estamos aqui para resolver os obstáculos que forem surgindo e contamos com a compreensão de todos”, sublinhou a directora geral de Saúde, acrescentando que continuará a ser prestada “assistência aos doentes de acordo com o grau de gravidade da sua doença”.

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, assinalou que a fase de mitigação “é a fase mais crítica e isso exige de todos nós responsabilidades acrescidas”.

“Ao Estado cabe preparar o Sistema Nacional de Saúde para dar resposta aos cidadãos. A cada um de nós cabe a sua própria auto-protecção e não menos importante a protecção dos que lhe são mais queridos, nomeadamente as pessoas com mais de 70 anos”, sublinhou o governante.

“Quase 80% dos óbitos associados à covid-19 em Portugal até à data regista-se entre pessoas com 70 anos ou mais”, revelou António Lacerda Sales.

Ver também:

Mortes em Portugal por covid-19 aumentaram ontem 48,3%

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Coronavírus

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Abertura tardia de fonteira com Espanha agrava previsão para a economia portuguesa

07-07-2020 (16h31)

O comissário europeu da Economia disse hoje que o agravamento da projeção para a contração da economia portuguesa deve-se sobretudo a uma retoma abaixo do esperado no sector do turismo, e mencionou a reabertura tardia das fronteiras com Espanha.

Ministro anuncia que Turismo de Portugal e TAP avaliam “outro tipo de rotas”

07-07-2020 (16h22)

O ministro da Economia disse hoje que o Turismo de Portugal está a avaliar com a TAP a possibilidade de se fazerem “outro tipo de rotas”, uma vez que o mercado se alterou, devido à pandemia de covid-19.

Portugal soma mais nove mortos e 287 infectados com o novo coronavírus

07-07-2020 (16h21)

Portugal teve mais nove óbitos por covid-19 e mais 287 casos de infecção confirmados, dos quais 207 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados até às 24h de ontem divulgados hoje pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Governo anuncia novos apoios financeiros para micro e pequenas empresas

07-07-2020 (15h32)

O ministro da Economia anunciou hoje a abertura, “na semana de dia 20”, de uma nova linha de crédito de mil milhões de euros dirigida a micro e pequenas empresas.

Iberostar vai reabrir mais 45 hotéis

07-07-2020 (15h30)

A rede hoteleira espanhola Iberostar anunciou que vai reabrir mais 45 hotéis em nove países, incluindo Portugal, Espanha, Tunísia, Marrocos, México e Cuba.

Opinião e Análise