Portugal Ventures investe 1,3 milhões em cinco empresas do turismo

15-10-2019 (15h38)

Website Portugal Ventures
Website Portugal Ventures

A capital de risco Portugal Ventures investiu 1,3 milhões de euros com a entrada no seu portfólio das startups Bag4Days, Classihy, Sailside, Try Portugal e X-Plora, que operam no sector do turismo, foi hoje anunciado.

“A Portugal Ventures aumenta o seu portefólio de participadas do sector do turismo com a entrada de cinco novas startups [empresas com potencial de forte crescimento económico] – Bag4Days, Classihy, Sailside, Try Portugal e X-Plora, que representam um total de 1,3 milhões de euros de investimento”, anunciou a empresa em comunicado.

Em parceria com o Turismo de Portugal e o Centro de Inovação do Turismo (Nest), a Portugal Ventures lançou, em Junho, a Call Fostering Innovation in Tourism para financiar projectos de turismo em fase pré-seed, que “pelas suas características e um grau de risco mais elevado, enfrentam maiores dificuldades no acesso ao financiamento”.

Nesta iniciativa participam os projectos finalistas dos programas de aceleração do Turismo de Portugal Fostering Innovation in Tourism, concluídos em 2017 e 2018.

“Resultado da Call FIT a Portugal Ventures investiu nos projectos Bag4Days, Classihy e Sailside […]. Da Call Tourism resultam os novos investimentos na Try Portugal e na X-Plora, aumentando assim para 20 o número de empresas do portefólio de turismo da Portugal Ventures”, explicou.

De acordo a sociedade pública de capital de risco, este investimento reforça a aposta no sector “mais dinâmico” da economia portuguesa e vem colmatar uma falha de mercado no apoio aos projectos finalistas dos programas de aceleração.

Citado no comunicado, Pedro de Mello Breyner, responsável pela área do turismo no Conselho Executivo da Portugal Ventures, sublinhou que “o trabalho em conjunto com o Turismo de Portugal reflecte-se agora com o crescimento do portefólio [da sociedade], com startups e projectos que vão ajudar a impulsionar o sector”.

“As empresas que resultam do programa FIT representam também uma aposta em colmatar a falta de investimento nesta fase dos projectos, o que dá [à Portugal Ventures] a oportunidade de contribuir para posicionar Portugal como um pólo de referência na inovação, no empreendedorismo e na produção de bens e serviços para a indústria do turismo”, acrescentou.

Mello Breyner avançou ainda que a Portugal Ventures “ambiciona mais investimentos” no turismo.

A Bag4days é uma empresa de aluguer de malas de viagem, que entrega e recolhe a mala em qualquer morada europeia indicada pelo cliente.

A Classihy é uma plataforma que permite aos gestores das unidades hoteleiras/restauração gerir os seus funcionários de acordo com as valências necessárias para as várias funções, enquanto a Sailside dedica-se ao aluguer de barcos em marinas.

A Try Portugal é uma plataforma e operador turístico que promove programas personalizados de turismo, explorando o património natural e cultural de Portugal e a X-Plora é uma aplicação que guia os utilizadores, através de museus, estádios, castelos ou mesmo cidades, de forma “interactiva e imersiva”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Air Europa retoma a 15 de Julho ligações com Lisboa, Porto e 15 destinos intercontinentais

02-06-2020 (17h31)

A Air Europa vai retomar as ligações com Lisboa e Porto, com voos diários de Madrid, no dia 15 de Julho, o mesmo dia em que tem programado voltar a operar 15 rotas intercontinentais a partir da capital espanhola.

easyJet anuncia que terá voos entre Portugal e 59 origens/destinos este Agosto

02-06-2020 (14h33)

A low cost easyJet, terceira maior companhia em passageiros nos aeroportos portugueses, anunciou hoje que este Agosto terá voos entre os aeroportos portugueses de Lisboa, Porto, Faro e Funchal e 59 destinos, sem especificar.

NH reabre mais de metade dos seus hotéis este mês, incluindo nove em Portugal

02-06-2020 (14h28)

O NH Hotel Group anunciou que vai abrir já este mês 200 dos seus 361 hotéis em todo o mundo, incluindo nove em Portugal.

Conrad Algarve reabre sexta-feira “cumprindo todas as exigências de higiene e segurança”

02-06-2020 (14h02)

O Conrad Algarve, na Quinta do Lago, anunciou que vai reabrir na sexta-feira, dia 5 de Junho, “cumprindo todas as exigências de higiene e segurança”.

Turismo de Portugal lança programa com 10 milhões de euros para promoção até 2025

01-06-2020 (18h37)

O Turismo de Portugal lançou um programa de apoio de 10 milhões de euros até Março de 2025, com 2,5 milhões de euros por ano, para candidaturas a medidas e projectos de promoção turística de Portugal.

Opinião e Análise