“Small is beautiful” triunfou no turismo em Portugal este Verão

14-09-2020 (15h29)

"As regiões menos turísticas são aquelas que têm sido mais procuradas" e disso resultou que alguns negócios "tiveram o melhor Verão de sempre", afirmou o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, enaltecendo assim o sucesso dos ‘pequenos' num ano de quebras generalizadas.

A ideia que transparece das declarações de Luís Araújo à Lusa é o triunfo do conceito de E.F. Schumacher, que preconizava um modelo económico de pequenos negócios, centrado nas pessoas, para desafiar o modelo vigente da produção em massa, dos negócios gigantes, onde as pessoas são apenas peças.

"O que sabemos, do ponto de vista do Verão, é que as regiões menos turísticas são aquelas que têm sido mais procuradas, principalmente pelo turismo interno, portanto tem havido uma boa resposta do turismo nacional", afirmou Luís Araújo em entrevista à agência Lusa.

O presidente do Turismo de Portugal refere-se principalmente às regiões do Alentejo, Norte e Centro, avançando que "algumas destas regiões estão a ter muito bons resultados".

"Ainda não temos dados [oficiais], mas temos hoteleiros e projectos turísticos que tiveram o melhor Verão de sempre, principalmente nestas zonas", de acordo com as informações transmitidas ao Turismo de Portugal, especificou.

Luís Araújo destacou também o "turismo familiar" este Verão em Portugal, com "períodos mais longos, procura por unidades de alojamento mais isoladas e mais individuais e regiões alternativas", com o alojamento a ter também "grande crescimento nestas zonas".

"É uma resposta positiva dentro daquilo que pode ser positivo, dentro do negativo, porque não estamos nem de perto nem de longe a recuperar o que tínhamos em 2019. Estamos a recuar alguns anos face ao que tínhamos", lamentou Luís Araújo.

Com o turismo doméstico a representar cerca de um terço do total registado em Portugal, mesmo que duplicasse em 2020, "nunca conseguiríamos chegar ao valor [total] que tivemos no ano passado" em termos de receitas turísticas, que ascenderam aos 18,4 mil milhões de euros, explicou o presidente do Turismo de Portugal.

"A grande dificuldade está nas grandes cidades como Lisboa e Porto, no Algarve pela capacidade de oferta que tem - e também tem sofrido bastante principalmente com a questão do Reino Unido -, e na Madeira e Açores por causa da questão da conectividade", destacou Luís Araújo.

Contextualizando que "o turismo nacional vive dos grandes destinos, das cidades, do segmento de negócios e do setor dos eventos, que está duramente penalizado, com regras muito rígidas relativamente à organização de eventos", Luís Araújo falou em "alguns desafios pela frente" no sector.

Um deles é recuperar "a segurança e confiança" dos turistas, tanto portugueses como estrangeiros, nomeadamente da União Europeia (UE), e o outro centra-se nas "questões financeiras, que cada um está a viver de maneira diferente".

Algumas previsões internacionais, como as da Organização Mundial de Turismo (OMT), estimam perdas globais entre os 50% e os 70% este ano devido à covid-19, pelo que Portugal "não deve andar muito longe disso", perspectivou Luís Araújo.

Ainda assim, o dirigente ressalvou que "tudo depende de factores externos, como a questão do controlo da pandemia, as medidas que vão sendo implementadas ao nível da UE, de uma potencial vacina, do aumento da confiança do turismo [...] e da retoma da capacidade aérea".

Certo é que o Turismo de Portugal está já a promover o país como "um destino de ano todo", esperando assim ter "trunfos para captar turistas até final do ano e no início do próximo", adiantou Luís Araújo.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Governo lança programa de incentivo ao turismo interno com 50 milhões de euros

29-09-2020 (13h50)

O Governo criou um programa para estimular o turismo interno com uma dotação de 50 milhões de euros, que se materializa na comparticipação de descontos em alojamento e actividades turísticas, disponíveis no portal Visita Portugal.

Hangar de manutenção em Beja começa a funcionar faseadamente em Outubro

29-09-2020 (13h04)

O hangar da empresa Mesa para manutenção de aviões no aeroporto de Beja vai começar a funcionar em Outubro, após um investimento de 30 milhões de euros, revelou à agência Lusa o presidente do grupo proprietário.

Governo vai abrir concursos para explorar estações ferroviárias desactivadas para fins turísticos

29-09-2020 (12h24)

O Governo anunciou hoje que vai abrir concursos para a recuperação e exploração para fins turísticos de estações ferroviárias desactivadas, uma nova vertente do Programa Revive Natureza que designou “Revive Ferrovia”.

V Cimeira CTP: Marcelo Rebelo de Sousa pede aos portugueses que continuem a fazer turismo em Portugal

29-09-2020 (11h56)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu hoje aos portugueses que continuem a fazer turismo em Portugal até ao fim do próximo Verão, para ajudar esse sector e também a restauração e o comércio.

Meliá sinaliza confiança na China com novo hotel em Chengdu

29-09-2020 (11h32)

A Meliá Hotels International inaugurou um hotel da sua marca Gran Meliá em Chengdu, na China, país que considera pioneiro na recuperação da crise provocada pela pandemia da covid-19.

Ultimas Noticias

Opinião e Análise