Torres Vedras cancela todos os festejos de Carnaval

18-01-2021 (17h23)

Foto: Câmara Municipal de Torres Vedras (cm-tvedras.pt)
Foto: Câmara Municipal de Torres Vedras (cm-tvedras.pt)

A Câmara de Torres Vedras cancelou todos os festejos de Carnaval devido à pandemia de covid-19, o que ocorre pela segunda vez em quase um século de tradições, foi hoje anunciado em comunicado.

"Face à evolução da pandemia de covid-19 em todo o território nacional, e em particular no território de Torres Vedras, a organização do Carnaval de Torres Vedras optou pela não realização de quaisquer atividades de Carnaval", é referido num comunicado deste município do distrito de Lisboa hoje divulgado.

Em Outubro, a autarquia tinha anunciado que "a Máscara" seria o tema da edição de 2021 e, apesar de afastar a hipótese de haver os habituais corsos, chegou a ponderar realizar alguns eventos como a inauguração do monumento alusivo ao Carnaval, a chegada dos Reis do Carnaval e a inauguração do museu alusivo ao Entrudo, em 12 de Fevereiro, e o enterro do Entrudo, em 17 de Fevereiro, com limitação de participantes.

Para tal, pediu parecer à Direção-Geral de Saúde, o qual foi obtido na sexta-feira e dá conta que "eventos de qualquer índole, em contexto de pandemia, podem acarretar riscos acrescidos para a saúde pública".

Na nota de imprensa, a autarquia admite que "a proximidade e espontaneidade do carnaval de rua seriam impossíveis sem graves repercussões para a saúde pública".

Para assinalar a ausência do Carnaval e homenagear todos os profissionais que trabalham na linha da frente na prevenção e combate à pandemia, o município vai inaugurar, em 12 de Fevereiro, o monumento intitulado "a máscara" na Praça da República, no centro da cidade, onde ficará exposto durante um mês.

Em 1984, o Carnaval de Torres Vedras também não se realizou devido às cheias ocorridas meses antes na cidade.

O Carnaval de Torres Vedras, que em 2019 teve um orçamento de 800 mil euros, recebe cerca de meio milhão de visitantes durante os seis dias do evento e gera receitas de 10 milhões de euros na economia local.

A não realização do Carnaval de Torres Vedras 2021 surge no mesmo ano em que foi iniciada a consulta pública da sua candidatura a Património Nacional Imaterial, devendo a decisão sobre a inscrição ser tomada até Junho pela Direção-Geral do Património Cultural.

São características dos festejos a chegada e entronização dos reis, o julgamento e enterro do Carnaval e as matrafonas (homens com roupas e acessórios habitualmente usados por mulheres).

O Carnaval de Torres Vedras insere-se nas tradições do Entrudo português, cujas raízes remontam às festas pagãs relacionadas com as festas de inverno e os cultos de fertilidade e da abundância no início da primavera, incluídos pelo Cristianismo no calendário litúrgico.

Considerada uma festividade urbana, o Carnaval de Torres Vedras remonta a 1930, quando a elite local republicana e um grupo social comercial/industrial emergente começou a organizar o primeiro corso, com carros alegóricos, batalhas de flores e inspiração nos modelos carnavalescos franceses e italianos.

Contudo, dadas as características também rurais do concelho, apresenta em simultâneo algumas reminiscências do Entrudo rural, como o enterro do Entrudo na Quarta-feira de Cinzas, o cortejo fúnebre e o julgamento, condenação e queima do rei.

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

MSC Seaside volta aos cruzeiros a 1 de Maio

01-03-2021 (16h36)

A MSC Cruzeiros anunciou que o MSC Seaside vai voltar aos cruzeiros a 1 de Maio, juntando-se assim ao MSC Grandiosa que está a fazer itinerários no Mediterrâneo Oriental.

Comissão Europeia propõe este mês passe digital para permitir retoma das viagens

01-03-2021 (16h03)

A Comissão Europeia vai propor este mês um “Digital Green Pass” com indicações de vacinação, teste negativo ou recuperação recente da covid-19 para que se possa retomar a mobilidade, “que muitos Estados esperam ocorra em toda a Europa antes de Maio”.

Vila Galé junta 2.500 colaboradores de Portugal e do Brasil em convenção digital

01-03-2021 (15h43)

A Vila Galé começa hoje a sua convenção anual que vai reunir pela primeira vez todos os 2.500 colaboradores de Portugal e do Brasil em simultâneo, em formato digital, além de convidados como a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o ministro de Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto.

Portugal teve quebras de dormidas acima de 90% de oito dos 17 maiores emissores

01-03-2021 (14h02)

O alojamento turístico português teve em Janeiro uma quebra média das dormidas de turistas residentes no estrangeiro em 87%, impulsionada por quebras acima de 90% de oito dos 17 maiores emissores, entre eles o Reino Unido, tradicional nº 1.

Lufthansa vai voar entre Frankfurt e Ponta Delgada este Verão

01-03-2021 (13h45)

A companhia de aviação Lufthansa vai voar entre Frankfurt e Ponta Delgada este Verão, com uma ligação por semana, aos Domingos, em avião A320neo de 180 lugares.

Opinião e Análise