Turismo de Portugal abre 13 centros para promover “capacitação digital”

30-07-2021 (15h25)

Foto: Unsplash / Designnn Co
Foto: Unsplash / Designnn Co

O Turismo de Portugal anunciou hoje a abertura de 13 centros “EUSOUDIGITAL”, com o objectivo de “promover a capacitação digital dos portugueses e em particular do sector turístico”, segundo um comunicado.

A iniciativa resulta de uma parceria do Turismo de Portugal com o Programa EUSOUDIGITAL e a Estrutura de Missão Portugal Digital, dando origem a 12 centros nas escolas do Turismo de Portugal e um centro na sede, em Lisboa.

O primeiro centro foi inaugurado hoje na Escola de Turismo de Lamego, onde decorreu uma cerimónia para formalizar a parceria, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do representante do secretário de Estado para a Transição Digital, João Farinha.

Os centros funcionarão com recurso a uma Bolsa de Mentores constituída por alunos das Escolas e trabalhadores do Turismo de Portugal, segundo um comunicado.

A parceria também prevê a criação de novos centros em cafés históricos e restaurantes das regiões onde estão localizados estes 13 espaços, “promovendo a proximidade das comunidades locais”.

O Programa EUSOUDIGITAL, lançado a 6 de Julho, tem o objectivo de promover a literacia digital de um milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023, através do desenvolvimento de uma rede de mais de 30.000 voluntários apoiados em mais de 1.500 espaços a nível nacional.

O programa destina-se “a todos os portugueses que nunca usaram a internet que pretendam adquirir competências digitais básicas, essenciais ao dia-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança”.

“Qualquer adulto pode inscrever-se como aluno e agendar a sua sessão de capacitação digital, onde irá aprender a pesquisar e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social ou usar o correio eletrónico, de forma simples e gratuita”, acrescenta o comunicado.

Também podem aderir ao programa “municípios, juntas de freguesia, instituições de ensino, associações, empresas e qualquer tipo de organizações privadas”, disponibilizando os seus espaços para acolher um Centro EUSOUDIGITAL.

A nota de imprensa sublinha que “a vida de grande parte dos portugueses é também já digital, sendo que pouco mais de 80% da população já está online, apesar de ainda muito aquém do potencial dessa presença”.

O comunicado cita ainda dados do INE referentes a 2020, que mostram que cerca de 18% dos portugueses nunca utilizou a internet, “quando a média europeia é inferior a 10%, uma realidade que é urgente mudar, para o bem da presente e das futuras gerações, para o bem da sociedade e para o bem do país”.

 

Clique para ver mais: Portugal


Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pandemia enfatizou importância da sustentabilidade na aviação – CEO da TAP

16-09-2021 (17h22)

A CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, disse hoje que indústria da aviação foi “bastante afectada” pela pandemia de covid-19 e, com esta crise, ganharam importância as questões da sustentabilidade.

Portugal espera atingir este ano metade das receitas turísticas de 2019

16-09-2021 (16h49)

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, disse que Portugal espera atingir este ano metade das receitas turísticas de 2019, pré-pandemia, mantendo "a ambição" de alcançar em 2027 a marca de 28 mil milhões de euros.

Pandemia alertou para necessidade de gerir turismo em excesso - Pedro Siza Vieira

16-09-2021 (16h30)

A pandemia de covid-19 mostrou que “o problema do turismo em excesso precisa de ser gerido”, disse hoje o ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, durante uma conferência em Évora.

Turismo e Mobilidade Sustentável em debate amanhã nas “Conversas com Futuro”

16-09-2021 (14h51)

O Centro Europe Direct Algarve, em parceria com a CCDR Algarve e a Região de Turismo do Algarve (RTA), promove esta sexta-feira uma conversa sobre Turismo e Mobilidade Sustentável, inserida no ciclo “Conversas com Futuro”.

Portugal continental sai do vermelho nos mapas sobre viagens na UE

16-09-2021 (14h43)

As regiões de Portugal continental melhoraram hoje para ‘risco moderado’ nos mapas do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), sobre decisões sobre viagens na União Europeia (UE), categoria para a qual passaram também os Açores.

Opinião e Análise