Recolher obrigatório na Madeira entra em vigor hoje

13-01-2021 (12h22)

O arquipélago da Madeira vai ter entre hoje e 31 de Janeiro recolher obrigatório de segunda a sexta-feira entre 19h00 e as 5h e a suspensão das aulas presenciais no 3º ciclo e no secundário.

As medidas, que foram aprovadas na segunda-feira pelo Governo Regional da Madeira, inserem-se no âmbito do combate à pandemia da covid-19.

O executivo regional decidiu, igualmente, manter em vigor o recolher obrigatório aos fins-de-semana entre as 18h e as 5h, anunciado na semana passada.

Numa declaração feita na segunda-feira aos jornalistas, o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, justificou as novas restrições com o aumento do número de casos da covid-19 nos últimos dias, associado à variante do vírus detetada no Reino Unido, que colocou alguns concelhos da região em situação de risco elevado.

Miguel Albuquerque indicou que o recolher obrigatório, bem como o novo horário de encerramento das actividades económicas e a suspensão das aulas presenciais, entre outras medidas de contenção da covid-19, vão estar em vigor entre as 00h00 do dia 13 de Janeiro (hoje) e as 23h59 do dia 31 de Janeiro.

O governante explicou, após reunião extraordinária do Conselho do Governo, que nos fins-de-semana e feriados a interdição de circular na via pública é entre as 18h e as 5h, medida já aprovada para os dias 9 e 10 de Janeiro e 16 e 17 de Janeiro.

Todas as actividades industriais, comerciais e de serviços passam a encerrar às 18h durante a semana e às 17h nos fins-de-semana e feriados municipais.

O Governo da Madeira decidiu, por outro lado, suspender as aulas presenciais para os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário em todas as escolas da Região Autónoma da Madeira entre quarta-feira e 31 de Janeiro.

Miguel Albuquerque esclareceu, entretanto, que o novo horário de funcionamento das actividades comerciais não se aplica às farmácias, clínicas e consultórios médicos e veterinários, serviços de oxigénio e gases medicinais ao domicílio e postos de abastecimento de combustível só para abastecimento de veículos.

O governante indicou ainda que todos os estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar, casinos, bingo ou similares devem encerrar às 17h nos fins-de-semana de 16 e 17, 23 e 24 e 30 e 31 de Janeiro.

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Matosinhos fecha marginais para evitar concentração de pessoas

19-01-2021 (18h56)

A Câmara de Matosinhos decidiu encerrar as marginais para evitar a concentração de pessoas e assim combater a pandemia de covid-19, adiantou à agência Lusa fonte da autarquia.

Bruxelas propõe prolongar até 31 de Dezembro regras flexíveis para ajudas estatais

19-01-2021 (18h51)

A Comissão Europeia propôs aos Estados-membros prolongar até 31 de Dezembro o quadro temporário relativo a auxílios estatais e reajustar o seu âmbito de aplicação, face ao contínuo impacto da pandemia da covid-19.

Meliá oferece teste de antigénio gratuito nos hotéis no México e República Dominicana

19-01-2021 (18h20)

A Meliá Hotels International vai oferecer testes de antigénio gratuitos a todos os hóspedes dos seus dez hotéis no México e na República Dominicana, assim como um seguro saúde com cobertura para problemas relacionados com a covid-19.

TAP manteve-se líder do transporte aéreo de passageiros de/para Portugal em 2020

19-01-2021 (17h40)

Apesar do impacto catastrófico da pandemia de covid-19 na sua actividade, a TAP manteve-se no ano passado a empresa líder no transporte aéreo de passageiros de/para Portugal.

Metade dos europeus planeia viajar já este semestre, segundo inquérito da ETC

19-01-2021 (17h27)

Mais de 50% dos europeus inquiridos num questionário realizado pela European Travel Commission (ETC) diz pretender viajar nos próximos seis meses, um terço dos quais já na Primavera, e principalmente para lazer.

Opinião e Análise