Recuperação do turismo na Europa deve ser focada na sustentabilidade, SET

08-03-2021 (18h19)

“A grande ênfase está na recuperação sustentável. A sustentabilidade ambiental, social e económica deve ser nosso objectivo comum”, afirmou a secretária de Estado do Turismo (SET) na reunião de hoje dos Directores Gerais dos Estados Membros da UE.

A sustentabilidade deve ser “uma responsabilidade compartilhada” juntando “desde Governos a operadores, passando por organizações de base comunitária e turistas”, frisou Rita Marques, que falava na videoconferência de Directores Gerais dos 27, a terceira de quatro iniciativas da área de Turismo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

No quadro da transição digital, Rita Marques considera “imprescindível pensar promover negócios inovadores, desenvolvendo competências digitais e incentivando o uso da tecnologia na gestão estratégica e operacional”.

Segundo um comunicado, a reunião dos Directores, responsáveis por implementarem políticas e medidas, “focou-se na inovação e na economia digital, como pilares para o futuro do ecossistema turístico, ao projectarem a oportunidade para melhorar metodologias de trabalho, redes de cooperação e fortalecimento de uma posição global”.

A nota de imprensa acrescenta que antes da reunião “decorreu um encontro virtual de especialistas para debater o papel dos dados no restabelecimento da competitividade do setor do turismo, em especial no que se refere ao potencial dos recursos de Big Data”.

A Presidência Portuguesa fixou três objectivos principais para a área do Turismo, designadamente Qualificações, Transição Digital e Sustentabilidade, tendo promovido já o Fórum Internacional da Educação, Emprego e Formação no sector do Turismo e a Reunião Informal dos Ministros do Turismo.

A próxima acção está marcada para Maio e será um “Fórum de alto nível relativo à Sustentabilidade e Turismo”.

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

MSC Cruzeiros lança novos itinerários para este Verão na Europa com pelo menos dez navios

16-04-2021 (17h02)

A MSC Cruzeiros divulgou para o mercado novos itinerários para viajar no Mediterrâneo e no Norte da Europa este Verão, com pelo menos dez navios, incluindo o seu novo MSC Virtuosa, que fará viagens a começar e a terminar em Lisboa a partir de Setembro.

PRR tem 7.700 milhões de euros para apoios directos e indirectos às empresas

16-04-2021 (16h27)

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) terá 7.700 milhões de euros de apoios dedicados às empresas, de acordo com o Programa de Estabilidade (PE) aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros e entregue à Assembleia da República (AR).

Governo prevê injectar este ano mais 970 milhões de euros na TAP

16-04-2021 (16h24)

O Governo prevê injectar 970 milhões de euros na TAP este ano, uma medida classificada como temporária e cujo efeito nas contas públicas é revertido em 2022 e 2023, de acordo com o Programa de Estabilidade (PE) hoje conhecido.

Bruxelas contesta quarentena imposta por Dublin a cinco países da UE

16-04-2021 (16h16)

A Comissão Europeia contestou hoje junto das autoridades da Irlanda a quarentena obrigatória em hotel que está a ser imposta por Dublin a viajantes de vários países devido à covid-19, incluindo a cinco Estados-membros da União Europeia (UE).

Agências de viagens portuguesas atingem máximo de vendas de voos em BSP durante a pandemia

16-04-2021 (15h47)

As vendas de voos regulares pelas agências de viagens IATA portuguesas ascenderam em Março a 13,5 milhões de euros, que é um máximo em tempos de pandemia.

Opinião e Análise