Ryanair fica com mais de 300 slots da easyJet em Londres Stansted

20-11-2020 (17h11)

A Ryanair vai ficar com mais de 300 slots semanais que a easyJet vai deixar no aeroporto de Londres Stansted a partir de Abril, início do Verão IATA, o que corresponde a cerca de 22 chegadas e partidas por dia.

A informação consta de um aviso publicado na Airport Coordination Limited, com sede no Reino Unido, citado pelo portal especializado em aviação “Routes Online”, que indica estarem a ser transferidos 312 slots semanais, o que equivale a cerca de 22 chegadas e partidas por dia.

A easyJet confirmou em Agosto que planeava encerrar a sua base em Londres Stansted, justificando a decisão com o “impacto sem precedentes” da pandemia covid-19 e as medidas de quarentena impostas pelo governo britânico, frisando que continuaria a servir o aeroporto a partir de outras bases.

“Com o encerramento da nossa base em Stansted, não precisamos desses slots e, portanto, podemos confirmar que concluímos uma transação com a Ryanair para transferir os slots. Não fornecemos mais detalhes sobre a transação de slots”, disse uma porta-voz da easyJet ao portal especializado “Aviation Week Network”, citada pelo “Routes Online”.

Antes da pandemia, a easyJet era a segunda maior companhia aérea em Londres Stansted, atrás da Ryanair. Os dados da consultora OAG indicam que a easyJet tinha 1,6 milhões de lugares em voos à saída de Stansted em 2019, o que fixava a sua quota de mercado em 10,2%. A Ryanair, com uma quota de 73,8%, colocava no mercado 11,7 milhões de lugares em voos à saída de Stansted em 2019.

Com o encerramento da base da easyJet, a companhia Jet2.com será a maior concorrente da Ryanair. Em 2019, a Jet2.com tinha 1,2 milhões de lugares em voos de Stansted, com uma quota de mercado de 7,3%.

O chief financial officer da easyJet, Andrew Findlay, frisou numa videoconferência que a companhia aérea não planeia ceder slots noutros aeroportos e irá defender a sua posição em locais que considera importantes para a sua estratégia global de rede.

 

Clique para ver mais: Ryanair

Clique para ver mais: easyJet

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Governo aprova alteração do apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade de empresas em crise

27-11-2020 (16h04)

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros uma alteração ao apoio extraordinário relativo à retoma progressiva das empresas, permitindo que em Dezembro possam passar para o escalão de apoio imediatamente seguinte ao de limite de facturação pelo qual seriam abrangidos pelo regime actualmente vigente.

Portugal atinge novo máximo de doentes covid-19 em cuidados intensivos

27-11-2020 (15h51)

Portugal tinha até às 24h de quinta-feira 526 doentes com covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), um novo máximo desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

TAP voltou a ser em Outubro a líder em transporte aéreo internacional de passageiros de/para o Brasil

27-11-2020 (14h40)

A TAP completou em Outubro três meses consecutivos a liderar o transporte aéreo internacional de passageiros de/para o Brasil, com cerca de 30 mil, praticamente o triplo da segunda maior companhia europeia, a Air France, de acordo com dados da autoridade de aviação civil do Brasil (ANAC).

Voos internacionais de/para o Brasil perdem 70,1% de passageiros até Outubro

27-11-2020 (14h39)

Cerca de seis milhões de passageiros voaram de/para o Brasil entre Janeiro e Outubro, o que significa uma quebra em 70,1% ou 14,18 milhões, concluiu o PressTUR a partir dos dados publicados pela autoridade de aviação civil do Brasil (ANAC).

KLM reduz oferta de voos para Lisboa e Porto em Dezembro

27-11-2020 (12h43)

A companhia de aviação holandesa KLM anunciou uma redução de 15% da sua oferta de voos de Amesterdão para Lisboa e Porto durante o mês de Dezembro.

Opinião e Análise