Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim conquistam certificações

07-08-2020 (17h50)

A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim (pão pequeno cozido no forno a lenha) conquistaram selos de certificação em Portugal, anunciou o município de Almeirim, apontando um "reconhecimento da genuinidade" e uma "mais valia económica e turística".

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Almeirim (distrito de Santarém), Pedro Ribeiro, congratulou-se com a "boa notícia" relativamente a um "processo que começou há alguns anos" e que "está inserido numa estratégia que a câmara tem vindo a desenvolver de certificação de vários produtos regionais", com o objectivo de impulsionar o turismo e promover cada vez mais os produtos locais.

"Esta certificação é não só fundamental para manter a tradição da Sopa da Pedra e das Caralhotas, mas também garante a quem vai experimentar estas duas especialidades que o possa fazer com a certeza de que são verdadeiras e assim criar condições para que tenham cada vez mais valor acrescentado", notou.

Segundo o autarca, "só na zona turística envolvente à Praça de Touros", recentemente requalificada e onde se concentram restaurantes, lojas e esplanadas, "foi vendido mais de um milhão de refeições em 2019, onde a Sopa da Pedra é o prato principal", dando ainda conta de uma "produção anual de três milhões de Caralhotas de Almeirim".

No caso da Sopa da Pedra, que obteve do Ministério da Agricultura o reconhecimento de Especialidade Tradicional Garantida (ETG), "o objectivo era o de certificar o prato, que tem um conjunto de características únicas que têm a ver, por um lado, com aquilo que é a tradição de o fazer em Almeirim e, por outro lado, com um conjunto de ingredientes (desde os enchidos ao feijão) que têm de ser específicos sob pena de o resultado final não ser o da Sopa da Pedra", salientou.


A Caralhota de Almeirim, que conquistou, por sua vez, o selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP), é um pão pequeno cozido no forno a lenha, que pode ser produzido "sem conduto", ou ser recheado com chouriço ou farinheira, entre outros enchidos.

De acordo com o presidente, esta certificação vai garantir que quem visite Almeirim e tencione experimentar as iguarias, o possa fazer com certezas de que são produtos genuínos.

"É um momento importante para a nossa identidade, gastronomia e economia, sendo que o que faz a diferença hoje em dia é o que é genuíno e original", enfatizou, relativamente a dois produtos que têm as suas raízes na história agrícola das gentes de Almeirim.

Depois da certificação das duas especialidades típicas de Almeirim em Portugal, o próximo passo é o da certificação internacional, candidatura que, deu conta, "já está a ser analisada na Comissão Europeia", que "deverá concluir o processo no próximo ano".

Além da Sopa da Pedra e das Caralhotas, Almeirim desenvolveu outro caderno de encargos para a certificação do melão, outro produto tradicional do concelho, e que aguarda certificação nacional.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Presidente da Turismo Porto e Norte alerta que competição no turismo será “feroz"

01-10-2020 (16h29)

O presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte alertou hoje o Governo que a competição com “grandes potências” turísticas será “feroz” em tempo de pandemia e pede a revisão do modelo de financiamento para promoção internacional.

Marriott estreia marca Aloft no Japão

01-10-2020 (16h22)

A Marriott International abriu o primeiro hotel da sua marca Aloft no Japão, em Tóquio, uma unidade hoteleira com um design arrojado e cores brilhantes, num piscar de olho ao movimento cultural dos anos 1960 Miyuki-zoku.

Portugal contabiliza mais 854 pessoas infectadas com covid-19

01-10-2020 (15h39)

Portugal voltou ontem a contar mais de 800 novos casos de covid-19, com 854, e mais seis mortos com a doença, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Quebra de dormidas de turistas estrangeiros em Portugal atingiu 4,46 milhões

01-10-2020 (15h28)

O alojamento turístico português sofreu em Agosto uma quebra das dormidas de turistas residentes no estrangeiro em 72%, com quebras acima de 80% em sete dos 16 principais emissores, nomeadamente os de longo curso.

United e American Airlines vão despedir 32.000 trabalhadores

01-10-2020 (15h26)

A companhia aérea norte-americana United Airlines anunciou que vai despedir a partir de hoje 13.000 funcionários, poucas horas depois da American Airlines ter anunciado que iria dispensar 19.000.

Opinião e Análise