Lisboa é a 6ª cidade mais barata para britânicos e Portugal o destino mais em conta para férias

05-04-2011 (15h41)

Barómetro Post Office Travel Money do Reino Unido

Lisboa é a sexta cidade mais barata para city breaks dos britânicos, com um custo médio de 149,92 libras no "cabaz" do Barómetro City Costs dos Post Office Travel Money do Reino Unido, que no Worldwide Barometer cotou Portugal como o País onde as férias ficam mais em conta.

No ranking das cidades, o top 5 é ocupado por cidades do leste europeu, sendo a liderança ocupada por Riga, capital da Letónia, seguida de Praga, na República Checa, Budapeste na Hungria, Tallin na Estónia e Varsóvia na Polónia.

No extremo oposto está Estocolmo, considerada a cidade mais cara, com uma média de 313,64 libras seguida de Nova Iorque e Boston com 305,97 libras e 259,89 libras.

O estudo avaliou os preços médios de um café, de uma cerveja, de uma coca-cola, de um bilhete para transportes públicos para 48 horas, uma entrada de museu, custo de um jantar para duas pessoas, preço do transporte público de ida e volta entre o aeroporto e o centro da cidade, alojamento de uma noite em hotel de 3-estrelas, tour pela cidade em autocarro turístico, uma entrada na principal atracção da cidade e museu de arte em 19 cidades, 17 das quais europeias e duas norte-americanas, Nova Iorque e Boston.

Na avaliação por item, Lisboa é a cidade onde se pode beber o café mais barato mas são os preços do alojamento (82 libras) e da refeição (28,30 libras) que fazem a diferença em relação a outras cidades onde estes dois itens são mais caros.

Além das cinco cidades do leste europeu que ocupam o topo da tabela, só Dublin e Berlim têm preços médios na hotelaria de 3-estrelas mais baixos do que Lisboa, respectivamente 68 e 75 libras.

Nos preços da refeição, que inclui três pratos e uma garrafa de vinho, Lisboa é a terceira mais barata com 28,30 libras, atrás de Praga e de Budapeste, com 20,14 libras e 27,25 libras respectivamente. Todas as restantes cidade ultrapassam as 30 libras, algumas atingindo a casa das 90 libras como é o caso de Estocolmo (94,15 libras).

Quem quiser fazer um tour turístico pela cidade, Amesterdão é onde encontra o passeio mais barato, 11,32 libras, seguida de Edimburgo e de Praga, 12 libras. Em Lisboa um tour custa 14,15 libras, ficando bastante abaixo dos preços praticados em, por exemplo, Barcelona (21,70 libras), Londres (25 libras) ou Paris (27,36 libras) para não falar em Nova Iorque (32,24 libras) que é a mais cara.

Beber uma cerveja de garrafa ou uma coca-cola custa o mesmo em Lisboa, mas nas restantes cidades o álcool é sempre penalizado, chegando em alguns casos duplicar o preço como é o caso de Nova Iorque em que a coca-cola é mais barata do que em qualquer outra cidade avaliada, 0,82 dólares, mas a cerveja custa mais do dobro, 1,97 dólares. Em Boston a coca-cola também custa metade do preço da cerveja, mas o valor do refrigerante é mais alto do que em Praga, Varsóvia e Budapeste.

Na zona euro Tallin é a cidade mais barata para um city break, enquanto as visitas a museus, galerias de arte e atracções nacionais são mais baratas em Riga, Dublin e Copenhaga.


Lisboa & Vale do Tejo

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Opinião e Análise