Museu da Língua Portuguesa abre hoje em São Paulo

20-03-2006 (14h37)

São Paulo – Brasil

A história da língua portuguesa, os factores que contribuíram para a sua evolução, expansão por diversos continentes e a sua formação até à actualidade são alguns dos temas focados no Museu da Língua Portuguesa que abre hoje em São Paulo, no Brasil.

A escolha pela cidade de São Paulo, para albergar o museu, prende-se com o facto da cidade reunir a maior população de falantes de português do mundo, mais de 10 milhões de pessoas.

Situado em parte das antigas instalações da Estação da Luz, uma das principais estações de metro da cidade, o Museu da Língua Portuguesa ocupa três andares e uma área total de 4.333 metros quadrados, tendo contado com um investimento de 37 milhões de reais (cerca de 14,5 milhões de euros).

Com uma “Árvore da Língua”, a projecção de um vídeo que apresenta o emergir das cerca de 5 mil línguas faladas no mundo, com destaque para os oito países que falam o português, as línguas que influenciaram o português, entre os quais idiomas como o indígena tupinambá, os africanos quicongo, quimbundo e umbundo, ou o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e japonês, são alguns dos temas em exposição.

O português falado nos outros países de expressão portuguesa, como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Portugal e Timor Leste, é outra das secções.

O museu inclui ainda uma "Linha do Tempo", formada por três linhas paralelas, que representam a evolução das línguas portuguesa, africanas e ameríndias, onde se podem ver comentários de especialistas e uma selecção das 100 principais obras da língua portuguesa, como a carta de Pêro Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, aquando da descoberta do Brasil.

Uma parte interactiva estimula os visitantes a aprofundar os seus conhecimentos.

O projeto de concepção do museu esteve a cargo de Ralph Appelbaum, autor do Museu do Holocausto, em Washington, e da Sala de Fósseis do Museu de História Natural, em Nova York, e o projecto arquitectónico foi concebido por Paulo e Pedro Mendes da Rocha. 

 30 especialistas em língua portuguesa coordenados por Isa Grinspun Ferraz, directora do Museu, elaboraram os conteúdos do museu.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Opinião e Análise