Novo museu da Baixa de Lisboa pretende dinamizar e revitalizar a área

19-05-2009 (18h40)

MUDE - Museu do Design e da Moda

“Revitalizar a Baixa Lisboeta e dar-lhe novo ânimo” é um dos objectivos do MUDE (Museu do Design e da Moda), que é inaugurado na quinta-feira, 21 de Maio, com a exposição “Ante-estreia, Flashes do MUDE”, que apresenta cerca de 180 peças, de uma colecção de 2.500 de moda, design e mobiliário.




“O edifício tem três pisos e um terraço, mas para já só vai abrir o piso térreo. Paralelamente vão continuar a decorrer as obras no resto do edifício, estando prevista uma conclusão gradual, com o primeiro piso a abrir já no dia 4 de Junho, com a exposição de cartazes políticos “Ombro a Ombro””, explicou ao PressTUR Bárbara Coutinho, directora do museu, por ocasião da apresentação do MUDE, hoje, terça-feira.
No piso térreo vai ficar instalada, até 11 de Outubro, a exposição “Ante-estreia”, que reúne numa área de 1100 m2, cerca de 180 peças, de moda, design e mobiliário, entre as quais um quarto da autoria de Le Courbusier, uma estante de Charlotte Pérriand, um vestido violeta da autoria de Hubert Givenchy, de 1927, e um vestido de baile Dior, de 1954, entre outras, algumas das quais já conhecidas do público, dos tempos do Museu do Design no CCB, da colecção de Francisco Capelo.
Também no piso térreo vão situar-se uma livraria temática, da responsabilidade da livraria A+A e uma cafetaria, que abre ao público na próxima semana, e que vai ter acesso directo para a rua.
Além da colecção, considerada como “uma das melhores colecções de Moda e Design Internacional” por António Costa, presidente da autarquia lisboeta, que discursou na apresentação o Museu, outra das principais características deste espaço é o aspecto pouco comum das salas. O tecto e as vigas em cimento vão ficar à mostra, enquanto o chão escuro dá um aspecto inacabado à obra.
O Museu vai ter legendas e textos de sala em português e inglês. “Pretendemos apresentar um novo conceito expositivo, que já se pratica em Madrid (no Matadero) ou Paris, novas formas de comunicação, de pré-apresentação, em que a estrutura está à mostra”, explicou-nos a sua directora, que convida as pessoas a “virem ver a exposição, entrarem e deixarem-se seguir pelas suas emoções e vontades”.
A complementar as exposições vão realizar-se visitas guiadas, conferências, debates, palestras, entre outras iniciativas.
O museu vai funcionar de terça a quinta-feira e domingo, das 10h00 às 20h00 e às sextas e sábados das 10h00 às 22h00.
A entrada no primeiro mês vai ser gratuita, e depois os bilhetes deverão custar cerca de três euros (preço ainda por definir), esperando-se um número diário de visitantes entre 500 a 600, adiantou Bárbara Coutinho.
A par da inauguração vai ser distribuído, a nível nacional, o catálogo do espaço, que também poderá ser adquirido no Museu, em formato de revista e com preço de capa de 5 euros.
O novo equipamento cultural da cidade de Lisboa vai ficar instalado na Rua Augusta (próximo do Arco), na antiga sede do BNU (Banco Nacional Ultramarino).
O espaço foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa e vai ser financiado pelo Turismo de Portugal, visando dinamizar e revitalizar a capital alfacinha.

Clique aqui para mais notícias: Museus & Monumentos 
Clique aqui para mais notícias: Lisboa & Vale do Tejo
Clique aqui para aceder ao site do museu: MUDE
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Opinião e Análise