Pousadas de Portugal apostam na gastronomia para reforçar a marca
E apresentam do calendário gastronómico
As Pousadas de Portugal voltam a apostar na gastronomia em 2011, considerando-a como um dos pilares da estratégia para reforçar a marca, disse Manuel Bio, director do Pestana Pousadas durante a apresentação do calendário gastronómico das Pousadas.
Na apresentação o executivo sublinhou que os pilares para reforçar a marca passavam ainda pelos edifícios históricos ou com valor histórico, pelo bom alojamento e serviço aliado à gastronomia que cada vez mais querem associada a produtos das regiões onde as pousadas estão localizadas.
Dentro do calendário anual, o director geral do Grupo Pestana Pousadas salientou os jantares vínicos, workshops gastronómicos, as quinzenas e rotas gastronómicas, novas cartas, cursos de vinho e assinalou o regresso dos cursos de cozinha.
Para os apreciadores de vinho as Pousadas calendarizaram uma série de jantares vínicos que irão decorrer em parceria com enólogos portugueses ao longo do ano.
O primeiro jantar irá decorrer na Pousada do Porto, a 25 de Março com o enólogo João Paulo Martins que também estará no jantar de 29 de Abril na Pousada de Viseu. A 27 de Maio o evento decorre na Pousada de Évora com Luís Lopes, que também será o enólogo parceiro do jantar de 29 de Julho na Pousada de Guimarães. A 24 de Junho a Pousada de Faro terá um jantar com João Afonso que também estará em Viana do Castelo a 28 de Outubro. A 30 de Setembro decorre o jantar vínico na Cozinha Velha da Pousada de Queluz com Luís Antunes que também estará a 25 de Novembro na Pousada de Palmela.
Nos workshops gastronómicos especializados estão vocacionados para quem prefere aprofundar a sua experiência gastronómica. Os workshops têm um custo de 45 euros por pessoa e pode-se optar por diversas actividades, desde doçaria algarvia, beirã, cozinha vegetariana ou fingerfood. Os eventos têm início às 11h00 e incluem almoço.
Até Novembro estão agendados os workshops de cozinha tradicional alentejana, a 12 de Fevereiro na Pousada de Beja, cozinha beirã em Viseu no dia 12 de Março, Fingerfood na Pousada de Alvito a 16 de Abril, workshop de polvo na pousada de Tavira a 30 de Abril que também recebe a 24 de Setembro o workshop de petiscos algarvios. O workshop de cataplanas será na Pousada de Faro (Estói) a 14 de Maio e a mesma pousada realizará a 22 de Outubro o workshop de doçaria algarvia. A cozinha vegetariana a 18 de Junho novamente na Pousada de Viseu que também recebe o workshop de cozinha saudável no dia 17 de Setembro e de doçaria beirã a 19 de Novembro. A 8 de Outubro a pousada de Palmela realiza o workshop de cozinha mediterrânea.
Os cursos de vinho estão associados a estadas e desde 320 euros os interessado poderão dedicar um fim-de-semana aos prazeres do vinho. A estada vinícola inclui duas noites com pequeno-almoço buffet, late check-out conforme disponibilidade e sob a orientação do enólogo Tomás Caldeira Cabral que entre as 17h00 e as 20h00 dará um curso de vinhos ao qual se segue um jantar de degustação de vinhos.
De 17 a 19 de Março os vinhos do Alentejo estarão em destaque na Pousada de Arraiolos que inclui visita ao Monte da Ravasqueira, de 1 a 3 de Abril a Pousada de Viseu dedica o curso aos vinhos do Dão com visita à Quinta da Boavista, Terras de Tavares, de 13 a 15 de Maio será a vez da Pousada de Beja com os vinhos do Baixo Alentejo e que inclui visita à Herdade do Monte Novo e Figueirinha.
De 8 a 10 de Julho a Pousada de Guimarães dedica o fim-de-semana aos vinhos verdes com visita a Guimarães à Quinta de Paços. De 23 a 25 de Setembro a Pousada de Condeixa-a-Nova serão os vinhos espumantes da Bairrada com visita ao Campolargo. De 7 a 9 de Outubro a Pousada de Estremoz dedica-se aos vinhos do Alentejo com visita à Quinta da Esperança e finalmente, de 11 a 13 de Novembro a Pousada do Porto dedica o fim-de-semana aos vinhos do Douro DOC e vinhos do Porto com visita às caves da Churchill's e Taylor's.
No que diz respeito às quinzenas gastronómicas, as Pousadas vão dar a conhecer o que "melhor de come em Portugal".
A primeira, a começar no dia 18 de Fevereiro e a terminar a 6 de Março será a Quinzena da Lampreia na Cozinha Velha em Queluz. Os restaurantes da Pousadas de Amares de de Queluz partilham o saber que irá resultar num menu que custa 45 euros por pessoa. Além desta também o bacalhau ou o cabrito serão estrelas de quinzenas.
Na região norte estão agendadas a Quinzena do Botêlo com casulas e Feijoada de Bisaro à transmontana na Pousada de São Bartolomeu de 12 a 26 de Fevereiro, a Quinzena do sável do rio Minho e Açorda do Mar, na Pousada de Santa Luzia em Viana do Castelo de 13 a 27 de Abril, a Catedral da doçaria conventual e do vinho do Porto, na pousada de Santa Marinha de 13 a 27 de Maio, Quinzena do Cabrito dos Santos Populares – Cabritinho dos Pastos do Gerês, na Pousada de São Bento no Gerês de 11 a 25 de Junho. A Quinzena do Contrabando do Bacalhau na Pousada de São Teotónio, Valença, de 3 a 17 de Agosto e a quinzena gastronómica das vindimas na pousada Barão de Forrester no Alijó, de 15 a 30 de Setembro.
No Algarve estão previstas as quinzenas do polvo, cataplanas e petiscos algarvios, que acontecerão respectivamente em Maio, Junho e Setembro, nas pousadas de Sagres, Estói, Faro e Tavira.
Em Lisboa, além da Lampreia em Fevereiro, estão previstas as quinzenas dedicadas ao borrego (Março), bacalhau (Abril), O Algarve na Cataplana (Maio), o pão e os usos e costumes dos Santos Populares (Junho), a vitela das raças autóctones (Setembro), o porco preto do Alentejo (Outubro), os cogumelos e o queijo (Novembro) e a caça (Dezembro).
Paralelamente as Pousadas de Portugal estão a renovar as cartas dos restaurantes de forma a dar uma maior presença de vinhos e produtos regionais.
Escrever comentário