Alentejo e Ribatejo lançam três novos Caminhos de Santiago

30-08-2019 (15h56)

A oferta de Caminhos de Santiago vai ser reforçada com três novos percursos pedestres no Alentejo e Ribatejo, que atravessam 44 municípios a Sul do Tejo numa extensão de cerca de 1.400 quilómetros.

Caminho Central, Caminho Nascente e Caminho da Raia, assim são designadas as três novas rotas, um projecto de 400 mil euros apoiado por fundos comunitários, disse à Agência Lusa o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), António Ceia da Silva.

A iniciativa “permitirá que as estradas do Alentejo e Ribatejo possam ser percorridas em condições por muitos peregrinos até Santiago de Compostela [na Galiza, Espanha] e que os adeptos das caminhadas, num espírito religioso inerente, também o possam fazer”, realçou o presidente da ERTAR.

A iniciativa pretende “resgatar a história e o simbolismo da fé e da espiritualidade para peregrinos e caminhantes”, com “experiências que permitem descobrir paisagens, hábitos e tradições populares e o património religioso existente no território”, acrescentou Ceia da Silva.

O Caminho Central percorre 570 quilómetros em 19 etapas, atravessando os concelhos de Almodôvar, Castro Verde, Ourique, Odemira, Aljustrel, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Coruche, Benavente, Salvaterra de Magos, Almeirim, Azambuja, Cartaxo, Santarém e Golegã.

O Caminho Nascente tem uma extensão de 400 quilómetros em seis etapas, atravessando os concelhos de Mértola, Beja, Cuba, Alvito, Viana do Alentejo, Évora, Estremoz, Sousel, Fronteira, Alter do Chão, Crato e Nisa.

Já o Caminho da Raia, que é um percurso de orientação exclusivamente digital e que só estará disponível em Dezembro, tem 310 quilómetros e atravessa os municípios de Mértola, Serpa, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Vila Viçosa, Elvas, Campo Maior, Arronches, Campo Maior, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Nisa.

“Os caminhos estão na lista indicativa da UNESCO apresentada por Portugal e representam um total de 1.400 quilómetros, dos quais 850 quilómetros estão sinalizados do ponto vista físico e os restantes são sinalizados de forma digital”, disse o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Os percursos vão ser apresentados na quarta-feira, na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, num evento que terá a participação da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, a comissária do Jacobeu 2021, Cecília Pereira, e o responsável das pastas da Cultura e do Turismo na Junta da Galiza, Román Rodríguez González.

Ceia da Silva acrescentou que ainda está previsto o lançamento de um “Livro do Peregrino” que “será entregue nos diversos alojamentos” para os caminhantes deixarem “a sua mensagem e as críticas construtivas”.

A Turismo do Alentejo e Ribatejo também vai “distribuir carimbos pelas diversas unidades, cafés e restaurantes por onde passa o percurso”, para “estimular a participação dos agentes privados” no projecto.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Mira de Aire tem um novo museu para visitar “uma época de ouro do têxtil em Portugal”

26-05-2020 (16h05)

A freguesia de Mira de Aire, em Porto de Mós, tem um novo espaço para visitar, o MIAT - Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, uma proposta para descobrir "uma época de ouro do têxtil em Portugal".

Louvre recebeu mais de 10 milhões de visitas virtuais em 71 dias

25-05-2020 (11h17)

O museu do Louvre, em Paris, que ampliou a sua oferta online durante o confinamento imposto devido à pandemia de covid-19, recebeu 10,5 milhões de visitas virtuais neste período.

Aqueduto das Águas Livres e Reservatório da Mãe d'Água reabrem ao público

21-05-2020 (16h51)

Os espaços museológicos do Museu da Água da EPAL Aqueduto das Águas Livres e Reservatório da Mãe d'Água reabrem ao público no dia 23 de Maio, seguindo as orientações da DGS.

NOS Alive adiado para 2021 com Da Weasel como primeira confirmação

20-05-2020 (10h50)

A 14.ª edição do festival de música NOS Alive foi adiada, em consequência da pandemia de covid-19para os dias 7 a 10 de Julho do próximo ano e já tem confirmada a banda Da Weasel como primeiro nome do cartaz.

Museu da Guarda reabre com medidas de segurança e higienização

19-05-2020 (15h11)

O Museu Regional da Guarda reabriu hoje as portas ao público com medidas de segurança, proteção e higienização, para evitar a contaminação pela covid-19.

Opinião e Análise