Convento dos Capuchos em Sintra reabre a 1 de Agosto após restauro

23-07-2020 (11h44)

Foto: PSML
Foto: PSML

O Convento dos Capuchos, localizado em Sintra, vai reabrir no dia 1 de Agosto depois de ter estado encerrado durante oito meses para a realização de obras de conservação e restauro, anunciou a empresa gestora.

Em comunicado, a empresa Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) refere que a reabertura do monumento estava prevista para 1 de Junho deste ano, mas que a pandemia da covid-19 “obrigou ao seu adiamento” para 1 de Agosto.

O Convento dos Capuchos, situado na serra de Sintra, tinha encerrado portas em 18 de Novembro de 2019 para a realização de obras que contemplaram a recuperação das coberturas, a instalação das infraestruturas interiores, a implementação de núcleo museológico no Celeiro e a execução do novo Centro de Apoio ao Visitante.

Na ocasião, a empresa explicou que a natureza das intervenções era “incompatível com a abertura deste monumento ao público nas necessárias condições de segurança e de qualidade da experiência de visita”.

“Na fase que se segue, as intervenções que continuarão a decorrer serão de menor proporção, voltando a estar reunidas as necessárias condições de segurança e de qualidade da experiência de visita a este monumento”, explica a nota da PSML.

Para assinalar a reabertura, a organização vai levar a cabo a visita “Do Musgo e da Cortiça – O Restauro do Convento dos Capuchos”, que pretende mostrar aos visitantes o “complexo processo de conservação, de restauro e requalificação” daquele monumento, iniciado em 2013.

“Esta visita integra o programa “Visitas aos Bastidores”, uma nova proposta da Parques de Sintra para este verão, que visa dar a conhecer temas e espaços dos parques e palácios sob sua gestão que não estão acessíveis ao público”, explica a empresa.

O projeto de conservação, restauro e requalificação do Convento dos Capuchos foi iniciado em 2013 e representa um investimento global de quatro milhões de euros.

“Até ao final do ano 2020 serão desenvolvidas várias intervenções, nomeadamente, a recuperação das coberturas, conservação e restauro da Cela do Guardião e execução das infraestruturas interiores do Convento; a conservação e restauro do Terreiro da Fonte, da Capela do Senhor no Horto, do Forno do Pão, da Casa de Fresco, do Tanque das Hortas e da Olaria”, conclui a nota.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Câmara da Moita promove passeios em embarcação típica do rio Tejo

22-06-2021 (17h04)

A Câmara Municipal da Moita está a promover passeios no rio Tejo a bordo do varino "O Boa Viagem" nos dias 24, 25, 26, 29 e 30 de Junho.

Rota do Dragão está marcada para 26 de Junho

22-06-2021 (14h02)

A Rota do Dragão, um passeio cultural pela Baixa histórica do Porto com o historiador Joel Cleto, promovido pelo Museu Futebol Clube do Porto, vai decorrer no Sábado, 26 de Junho, pelas 10h.

NAU Palácio do Governador reabre para o Verão

15-06-2021 (15h20)

O NAU Palácio do Governador, em frente à Torre de Belém em Lisboa, reabriu para a temporada de Verão, disponibilizando, além de alojamento, pacotes de acesso à piscina e ao Spa.

Solférias promove pacotes para a Disneyland que reabre a 17 de Junho

11-06-2021 (18h31)

O operador turístico Solférias está a promover os seus pacotes para a Disneyland Paris, que vai reabrir oficialmente a 17 de Junho, a partir de 156 euros por pessoa, com voos TAP à saída de Lisboa incluídos.

Exposição “As 7 Mulheres do Minho” junta sete artistas à luta intemporal de Maria da Fonte

08-06-2021 (19h02)

A exposição “As 7 Mulheres do Minho”, que celebra os 175 anos da Revolta da Maria da Fonte, foi inaugurada hoje, no Centro Interpretativo Maria da Fonte, da Póvoa de Lanhoso, abrindo um ciclo da galeria, dedicado a artistas mulheres.

Opinião e Análise