Governo da Madeira mantém as iluminações e o espectáculo pirotécnico no Natal e fim do ano

16-10-2020 (17h20)

Foto: Turismo da Madeira
Foto: Turismo da Madeira

O chefe Governo da Madeira anunciou que o executivo não vai autorizar a realização de algumas festividades no período do Natal, mas mantém as iluminações e o espectáculo pirotécnico no fim do ano nos moldes que caracterizam o réveillon na Madeira, que é uma das propostas que operadores do continente já têm no mercado.

“Vamos concretizar as iluminações, o fogo do fim do ano vai acontecer. Algumas festividades públicas, com consumo de álcool na rua, que geram concentração de pessoas, umas em cima das outras, essas não vamos promover nem autorizar", disse Miguel Albuquerque, no Funchal.

O presidente do Governo Regional, que falava na apresentação do Plano da Saúde para o Outono - Inverno 2020/2021, referiu-se, em especial, às designadas “noites do mercado”, que ocorrem um pouco por toda a região durante a quadra natalícia, mas sobretudo no Funchal.

“São convívios com milhares de pessoas e isso não é conveniente nem favorável às medidas [de contenção da covid-19]”, sublinhou, sublinhando que a situação pandémica na Madeira “não é comparável” à do resto do país e da Europa, pois estão registados 108 casos activos no arquipélago, 101 deles foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas nos aeroportos e apenas sete são de transmissão local.

Miguel Albuquerque realçou que a região tem agora “três grandes desafios” pela frente, nomeadamente prolongar no tempo a atitude de responsabilidade e de prevenção da população, reforçar o Serviço Regional de Saúde face ao provável aumento de doenças respiratórias nos meses de inverno e manter a prioridade na salvaguarda da saúde e da vida dos cidadãos.

“O principal activo é a confiança e vai ser mantido”, disse, reforçando: “Para isso contamos com profissionais de excelência e com planeamento, prevenção e previsão”.

Miguel Albuquerque destacou a importância do Plano da Saúde para o Outono - Inverno 2020/2021, considerando a necessidade de, eventualmente, se enfrentar em simultâneo vários tipos de doenças respiratórias, como a gripe e a covid-19.

“É evidente que não há planos fixos, inamovíveis. Este é um plano que tem linhas estratégicas muito importantes, mas pode ser adaptado em função da evolução das doenças e do número de contágios”, declarou.

O Plano da Saúde para o Outono - Inverno 2020/2021 foi elaborado pelo Grupo Coordenador do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos do Serviço Regional de Saúde e tem por objetivo preparar e dar resposta a um eventual crescimento pandémico da covid-19, bem como a “todas as necessidades” em saúde da população da Madeira e Porto Santo.

(PressTUR com Agência Lusa)

Para ler mais clique: Operadores portugueses contratam 500 lugares em voos charter para réveillon na Madeira

 

Clique para mais notícias: Madeira

Clique para mais notícias: Covid-19

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Alhambra reabre em horário de Inverno e com capacidade reduzida

03-12-2020 (12h49)

O Alhambra, o monumento mais visitado de Espanha, reabriu com a diminuição das medidas de restrição em Espanha, e está disponível para os habitantes de Granada com 65% da sua capacidade e em horário de Inverno.

Madeira e Porto Santo são tema do próximo webinar da Solférias

02-12-2020 (20h01)

O operador turístico Solférias vai realizar uma sessão de formação sobre a Madeira e Porto Santo no próximo dia 4 de Dezembro, com a participação da Associação de Promoção da Madeira.

Savoy Signature lança vouchers oferta para o Natal

26-11-2020 (19h26)

A Savoy Signature dispõe de vouchers oferta para o Natal referentes a estadas, experiências gastronómicas ou de Spa para serem utilizados nos hotéis Savoy Palace ou Saccharum, na Madeira.

Primeira Porto Spa Week arranca este Domingo com descontos até 50%

26-11-2020 (16h39)

A primeira edição da Porto Spa Week vai juntar sete hotéis da Invicta para oferecer mais de duas dezenas de tratamentos com 50% de desconto entre 29 de Novembro e 6 de Dezembro.

Museu da Farmácia anuncia ala dedicada a Odette Ferreira

25-11-2020 (18h12)

O Museu da Farmácia, em Lisboa, anunciou que a partir de 1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Sida, vai contar com uma nova ala dedicada à professora Odette Ferreira, que foi responsável pela descoberta do vírus VIH-Sida tipo 2.

Opinião e Análise