Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz abre a 5 de Junho

31-05-2017 (11h36)

A Parques de Sintra inaugura no dia 5 de Junho o Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz após uma intervenção em que foram investidos 815 mil euros.

A reabilitação do espaço integra o projecto global de recuperação dos Jardins e do Palácio Nacional de Queluz e teve como objectivo “restituir o traçado da cartografia de 1865, sendo que a construção original remonta ao século XVIII”, segundo um comunicado da Parques de Sintra.

O Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, construído entre 1769 e 1780, foi “contemporâneo das grandes realizações setecentistas do período barroco-rococó nos Jardins de Queluz”.

O espaço foi “sucessivamente destruído por fenómenos naturais e abandonado”, perdendo a sua função original e tendo sido transformado em roseiral em 1940.

“Em 1984, na sequência das cheias de 1983 que afectaram fortemente esta zona, o jardim foi desmontado e transformado numa área ampla para picadeiro da Escola Portuguesa de Arte Equestre”.

Em 2012, a Parques de Sintra iniciou um processo de investigação histórica e sondagens arqueológicas que possibilitou o restauro deste Jardim, “suportado por um vasto conjunto documental, onde ganha particular relevo a listagem da colecção botânica original”.

O projecto, segundo a Parques de Sintra, “ganhou ânimo com a descoberta e identificação de diversas cantarias - das fundações das estufas, do lago central e de estatuária - que tinham sido desmontadas em 1984 e entretanto integradas, ou esquecidas, noutros pontos dos Jardins de Queluz”.

A cerimónia de inauguração do jardim está marcada para as 16h com a participação da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

 

Clique para mais propostas: Actividades

Clique para mais propostas: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Festa das Rosas em Viana do Castelo classificada Património Cultural Imaterial

15-09-2021 (11h12)

O registo da Festa das Rosas de Vila Franca, em Viana do Castelo, romaria que se realiza há 399 anos, foi formalizado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como consta do anúncio publicado em Diário da República.

Aldeia Ruiva recebe iniciativa “Aldeia Djembe Camp”

10-09-2021 (20h04)

O Parque de Campismo da Aldeia Ruiva, no concelho de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, tem em curso até Sábado um evento de música e dança da cultura da África Ocidental.

GP de Portugal de motocrosse cancelado

10-09-2021 (19h43)

O Grande Prémio de Portugal do Mundial de Motocrosse, previsto para 23 e 24 de Outubro, foi cancelado devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização.

Festival Circular de Vila do Conde retoma modelo tradicional e apresenta estreias

09-09-2021 (16h39)

A edição deste ano do Circular - Festival de Artes Performativas de Vila do Conde retoma o modelo tradicional, depois de algumas contingências em 2020, devido à pandemia de covid-19, apresentando várias estreias absolutas.

Aplauso – Movimento de Apoio a Artistas promove espectáculos solidários em Outubro

09-09-2021 (16h21)

O Aplauso – Movimento de Apoio a Artistas promove em Outubro dois espectáculos solidários, no Casino Estoril, em Cascais, com a receita de bilheteira a servir para apoiar “as famílias do espectáculo”.

Opinião e Análise