Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz abre a 5 de Junho

31-05-2017 (11h36)

A Parques de Sintra inaugura no dia 5 de Junho o Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz após uma intervenção em que foram investidos 815 mil euros.

A reabilitação do espaço integra o projecto global de recuperação dos Jardins e do Palácio Nacional de Queluz e teve como objectivo “restituir o traçado da cartografia de 1865, sendo que a construção original remonta ao século XVIII”, segundo um comunicado da Parques de Sintra.

O Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, construído entre 1769 e 1780, foi “contemporâneo das grandes realizações setecentistas do período barroco-rococó nos Jardins de Queluz”.

O espaço foi “sucessivamente destruído por fenómenos naturais e abandonado”, perdendo a sua função original e tendo sido transformado em roseiral em 1940.

“Em 1984, na sequência das cheias de 1983 que afectaram fortemente esta zona, o jardim foi desmontado e transformado numa área ampla para picadeiro da Escola Portuguesa de Arte Equestre”.

Em 2012, a Parques de Sintra iniciou um processo de investigação histórica e sondagens arqueológicas que possibilitou o restauro deste Jardim, “suportado por um vasto conjunto documental, onde ganha particular relevo a listagem da colecção botânica original”.

O projecto, segundo a Parques de Sintra, “ganhou ânimo com a descoberta e identificação de diversas cantarias - das fundações das estufas, do lago central e de estatuária - que tinham sido desmontadas em 1984 e entretanto integradas, ou esquecidas, noutros pontos dos Jardins de Queluz”.

A cerimónia de inauguração do jardim está marcada para as 16h com a participação da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

 

Clique para mais propostas: Actividades

Clique para mais propostas: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Convento dos Capuchos recebe visitas guiadas nocturnas a 16 de Abril

12-04-2021 (17h49)

A Parques de Sintra vai organizar visitas guiadas nocturnas ao Convento dos Capuchos, no dia 16 de Abril, para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Festa da Flor em Outubro vai assinalar a retoma da “normalidade” na Madeira

12-04-2021 (15h51)

O Governo da Madeira prevê que a reabertura total das actividades ocorra em Outubro e agendou para a primeira semana desse mês a realização da Festa da Flor, um dos maiores cartazes turísticos da região.

Auditório de Espinho recebe os Mão Morta, Lena d’Água, jazz e música clássica até Junho

12-04-2021 (14h08)

Um filme-concerto por Mão Morta, um espectáculo por Lena d'Água e concertos por Mário Costa e Ricardo Toscano são algumas das propostas da programação do Auditório de Espinho até Junho, revelou hoje, 12 de Abril, a direcção dessa sala de espetáculos.

Helena Almeida, Mário Cesariny e Peter Zimmermann em exposição em Coimbra

09-04-2021 (16h00)

O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra inaugura hoje, 9 de Abril, a segunda exposição do ciclo "De que é feita uma coleção?", onde estarão presentes obras de Helena Almeida, Mário Cesariny e Peter Zimmermann, entre outros.

Visitas ao centro histórico e ao Castelo de Palmela foram adiadas

08-04-2021 (15h21)

As visitas guiadas gratuitas ao centro histórico e ao Castelo de Palmela, previstas para 10 de Abril, foram adiadas para 8 de Maio e 12 de Junho.

Opinião e Análise