A Parques de Sintra inaugura no dia 5 de Junho o Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz após uma intervenção em que foram investidos 815 mil euros.
A reabilitação do espaço integra o projecto global de recuperação dos Jardins e do Palácio Nacional de Queluz e teve como objectivo “restituir o traçado da cartografia de 1865, sendo que a construção original remonta ao século XVIII”, segundo um comunicado da Parques de Sintra.
O Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, construído
entre 1769 e 1780, foi “contemporâneo das grandes realizações setecentistas do
período barroco-rococó nos Jardins de Queluz”.
O espaço foi “sucessivamente destruído por fenómenos
naturais e abandonado”, perdendo a sua função original e tendo sido transformado
em roseiral em 1940.
“Em 1984, na sequência das cheias de 1983 que afectaram
fortemente esta zona, o jardim foi desmontado e transformado numa área ampla
para picadeiro da Escola Portuguesa de Arte Equestre”.
Em 2012, a Parques de Sintra iniciou um processo de
investigação histórica e sondagens arqueológicas que possibilitou o restauro
deste Jardim, “suportado por um vasto conjunto documental, onde ganha
particular relevo a listagem da colecção botânica original”.
O projecto, segundo a Parques de Sintra, “ganhou ânimo com a
descoberta e identificação de diversas cantarias - das fundações das estufas,
do lago central e de estatuária - que tinham sido desmontadas em 1984 e
entretanto integradas, ou esquecidas, noutros pontos dos Jardins de Queluz”.
A cerimónia de inauguração do jardim está marcada para as
16h com a participação da secretária de Estado do Ordenamento do Território e
da Conservação da Natureza, Célia Ramos.
Clique para mais propostas: Actividades
Clique para mais propostas: Cá Dentro
A Livraria do Turismo de Macau vai apresentar ao longo do mês de Setembro sugestões de leituras relacionadas com Macau e com o Oriente, com descontos e ofertas.
Escrever comentário