Madeira mostra porque é “o local perfeito” para o Congresso da APAVT (1/2)

21-05-2019 (11h19)

Uma viagem aos sabores madeirenses, enquadrada pelas paisagens de mar e montanha, antecedeu o anúncio da realização do Congresso da APAVT na Madeira. Conheça alguns dos motivos que levaram o presidente da Associação a classificar o destino como "o local perfeito" para o evento.

A APAVT e a Associação de Promoção da Madeira (AP Madeira) assinaram na sexta-feira, dia 17, um protocolo que confirma a realização do 45º Congresso da APAVT na Madeira (clique para ler: Congresso da APAVT volta à Madeira de 14 a 17 de Novembro).

Um dia antes, na quinta-feira de manhã, a comitiva, constituída por representantes da APAVT e jornalistas de meios especializados em turismo, era recebida pela AP Madeira, no Aeroporto Cristiano Ronaldo.

O vento, que viria a condicionar as aterragens mais tarde nesse dia, ainda fez o A321 da TAP abanar à chegada, mas o que causou impacto foi a travagem na pista, tão a fundo que aos meus pés apareceram os óculos de um passageiro sentado duas filas atrás.

O limite da velocidade dos ventos que impede aterragens na Madeira será certamente um dos temas a debater no Congresso, um problema que o presidente da APAVT considerou "inexplicável". Existem "basicamente os mesmos ventos", há melhor tecnologia e, ainda assim, "temos mais dias de inoperacionalidade do que nunca", disse Pedro Costa Ferreira na conferência de imprensa no dia seguinte.

Do aeroporto, seguimos para o Reid's Palace, um dos hotéis mais emblemáticos e luxuosos do Funchal, onde ficaram hospedadas figuras ilustres como Winston Churchill ou Bernard Shaw.

Com vistas fabulosas para o mar e jardins exuberantes, o hotel não vive dos louros da fama e aposta nos pormenores. À chegada, no quarto, um tradicional Bolinho de Mel e uma Queijadinha, que é uma espécie de empada de queijo do Santo da Serra (ver também: Grupo de luxo LVMH completa aquisição da proprietária do hotel Reid's na Madeira)

Às 11h, descemos pelos corredores do Reid's até ao nível do mar para um cais de embarque, onde avistamos dois iates, daqueles que sugerem à imaginação festas em fato de banho, cocktails e música até o Sol se pôr.

Para lá chegar, contudo, a viagem foi bem menos glamorosa que esse cenário, mas muito mais divertida. O grupo foi transportado até aos iates em dois pequenos botes pneumáticos que foram e vieram, levando, cada um, três ou quatro passageiros de cada vez. Com o Atlântico a entrar pelo cais, as minúsculas embarcações deixavam antever mergulhos involuntários que, felizmente, não chegaram a acontecer. Tivessem acontecido e já eram ‘virais', porque quem estava em terra tinha o telemóvel em punho, a filmar.

Seguimos então para a Fajã dos Padres, numa viagem de cerca de meia hora, saindo do Reid's em direcção ao Cabo Girão, passando pelos hotéis que nos olham desde a Estrada Monumental e pela baía de Câmara de Lobos, onde o grupo Pestana está a construir um novo hotel (ver também: Primeira Pousada de Portugal na Madeira abre em Junho com investimento de quatro milhões).

Os iates aproximam-se da costa à medida que chegamos ao Cabo Girão, um promontório altíssimo, uma escarpa completamente a pique do o alto dos seus 580 metros até ao mar. Depois do Cabo há algumas culturas em socalcos e algumas pequenas enseadas que questionamos como será possível lá chegar.

Logo a seguir, o nosso destino, a Fajã dos Padres, uma área à beira-mar formada ao longo dos anos por rochas e terra desprendidas das arribas.

Novo transbordo, agora dos iates para um semi-rígido, que nos leva ao pontão de cimento da Fajã para o desembarque. Novamente à espera de mergulhos involuntários, uma vez mais sem incidentes.

 

Continua:

Madeira mostra porque é "o local perfeito" para o Congresso da APAVT (2/2)

 

por Luís Canto

 

O PressTUR viajou a convite da APAVT e da AP Madeira

 

Clique para ver mais: Madeira

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Mira de Aire tem um novo museu para visitar “uma época de ouro do têxtil em Portugal”

26-05-2020 (16h05)

A freguesia de Mira de Aire, em Porto de Mós, tem um novo espaço para visitar, o MIAT - Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, uma proposta para descobrir "uma época de ouro do têxtil em Portugal".

Louvre recebeu mais de 10 milhões de visitas virtuais em 71 dias

25-05-2020 (11h17)

O museu do Louvre, em Paris, que ampliou a sua oferta online durante o confinamento imposto devido à pandemia de covid-19, recebeu 10,5 milhões de visitas virtuais neste período.

Aqueduto das Águas Livres e Reservatório da Mãe d'Água reabrem ao público

21-05-2020 (16h51)

Os espaços museológicos do Museu da Água da EPAL Aqueduto das Águas Livres e Reservatório da Mãe d'Água reabrem ao público no dia 23 de Maio, seguindo as orientações da DGS.

NOS Alive adiado para 2021 com Da Weasel como primeira confirmação

20-05-2020 (10h50)

A 14.ª edição do festival de música NOS Alive foi adiada, em consequência da pandemia de covid-19para os dias 7 a 10 de Julho do próximo ano e já tem confirmada a banda Da Weasel como primeiro nome do cartaz.

Museu da Guarda reabre com medidas de segurança e higienização

19-05-2020 (15h11)

O Museu Regional da Guarda reabriu hoje as portas ao público com medidas de segurança, proteção e higienização, para evitar a contaminação pela covid-19.

Opinião e Análise